Topo da página da Seicho No Ie com logotipo


Diretor-Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil


Preletor Yoshio Mukai





Cultivando as raízes é que obteremos bons frutos



Reverências, muito obrigado.


Na doutrina da Seicho-No-Ie encontramos várias vezes uma alusão interessante a respeito da vida de cada um de nós. O Mestre coloca a figura de uma árvore para ilustrar a importância das raízes na colheita dos frutos. Em nossa vida, as raízes correspondem aos antepassados, que são aquelas pessoas que nos transmitiram a vida. Viveram antes de nós, construíram uma obra e uma família e, deste modo, produziram resultados neste mundo que culminaram na manutenção e sustento da família, bem como na continuação desta. Por isso, são metaforicamente como raízes. Através das raízes, que absorvem os nutrientes do solo e os repassam ao tronco, aos ramos e aos frutos de uma árvore, é que toda a estrutura é alimentada. De forma semelhante, nossos antepassados, cuja vida nos liga á própria Vida de Deus, é a grande viga mestra que sustenta a estrutura familiar. É muito importante, pois, infundirmos luz em nossas raízes, para que toda a família floresça. E o único modo de fazermos isso é por meio de orações.


Neste mês, temos o Dia de Finados. Um dia reservado para que cada um ore pelos seus ancestrais e agradeça pela oportunidade de nascer, pelo amor transmitido entre as gerações e pelas proteção e orientação que nos enviam constantemente. Claro que, na verdade, todos os dias deveriam ser motivos de agradecimento, não somente no Dia de Finados. Porém, caso você ainda não tenha desenvolvido este hábito, comece por este dia e permaneça agradecendo daí em diante.


Agradecendo e orando pelas raízes de nossa família é que possibilitamos a manifestação da saúde, da prosperidade e da felicidade dos frutos, que são os descendentes. O modo de viver correto é aquele em que reconhecemos as bênçãos que recebemos e agradecemos espontaneamente por elas. Diversos problemas da vida poderiam se resolver facilmente, caso nos empenhássemos em cultivar mais amor e gratidão em nosso coração.


Procure uma sede da Seicho-No-Ie (Clique aqui para ver os endereços) e veja como e quando as orações em memória dos antepassados serão realizadas. Tenha certeza de que este simples gesto fará com que seus antepassados fiquem muito felizes. Esta felicidade será sentida por você também, que é a continuação da vida deles.


Muito obrigado.