Topo da página da Seicho No Ie com logotipo


Diretor-Presidente da Seicho-No-Ie do Brasil


Preletor Yoshio Mukai





Refletindo sobre o valor da vida e das oportunidades



Á todos, reverências.


Muito obrigado.


A grande lição que cura nossos problemas emocionais, que restaura nossa saúde física e restitui nossas prosperidade e alegria, ensinada pela doutrina da Seicho-No-Ie, é a prática constante da gratidão. Devemos ser verdadeiramente gratos por todas as oportunidades que a Grande Vida nos dá. A oportunidade de nascermos neste planeta, na época atual e, ainda, conhecendo o ensinamento da Seicho-No-Ie, que confere grande significado á nossa vida, são todos motivos de grande gratidão.


As oportunidades a nós concedidas são muito importantes, pois cada uma delas abre caminhos para evoluirmos, crescermos, progredirmos e acumularmos novos conhecimentos. Até mesmo as situações difíceis, que chamamos de dificuldades, são oportunidades de buscarmos em nosso interior os recursos para sobrepujar esta situação e agregar valor á nossa vida. A existência de cada pessoa, de cada ser vivo e até de cada ser inanimado, possui um grande valor. Ou melhor, possui valor imensurável, infinito. Isso porque todos trazem em si a Vida de Deus Criador, cujo valor transcende qualquer coisa material que conhecemos. A vida é a coisa mais preciosa que recebemos de Deus, por meio de nossos pais e antepassados, e por isso devemos zelar por ela com todo amor.


Começar mais um ano é iniciar mais um ciclo de vida. Mais uma sequencia de oportunidades para crescer, aprender, amar e reverenciar esta vida recebida. Devemos pensar, neste fim de ano, nas inúmeras situações que nos ocorreram e verificar o quanto aprendemos com essas experiências.


No livro “Preceitos para Aprimoramento Diário”, de autoria do Mestre Seicho Taniguchi, no preceito do dia 01° de janeiro, temos:


“Neste dia, damos o primeiro passo para a renovação. O ser humano renasce a cada ano, porque não faz sentido viver sempre da mesma forma. Se tudo for repetição do ano anterior, este ano será inútil. A vida não é inútil, de modo algum; cada dia é muito valioso e deve ser vivido plenamente. Por isso, após o transcurso de um ano, tudo se renova. E, nesse processo, o ser humano manifesta cada vez mais a sua natureza divina. Ele progride após treinamentos e alcança um nível mais alto. Torna-se capaz de resolver com facilidade problemas difíceis e se aprimora em todas as áreas de tecnologias. O dia 1° de janeiro é o dia memorável de dar o primeiro passo. Avancemos alegremente, a partir de hoje, deste momento.”


Ainda temos o mês de dezembro para pensarmos nas mudanças interiores que precisam ser feitas para aceitarmos definitivamente nossa filiação divina e manifestá-la plenamente. Vamos aproveitar estes dias para analisar honestamente a nós mesmos e verificar em que pontos precisamos corrigir os rumos de nossos pensamentos, sentimentos e ações para darmos uma guinada positiva em nosso destino. Deus nos conduz neste caminho de ascensão para que possamos estar cada vez mais sintonizados com a Sua Vontade e sermos cada vez mais felizes.


Próspero Ano Novo!


Muito obrigado.