Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Semana da Paz
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil Português
Brasil Japonês
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

Ciclo de Estudo da Educação da
Vida forma primeira turma e em três anos quantidade de alunos cresce 20 vezes



1o Encontro de orientadores do Ciclo de Estudo da Educação da Vida: os 70 participantes decidiram realizar o evento anualmente.

A primeira turma do Ciclo de Estudo da Educação da Vida, o Ceev, iniciada em 2007, formou-se no final de 2009. Os 30 alunos que tiveram aulas na Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil, em São Paulo, fizeram parte de um laboratório de sucesso. Em 2010, o ciclo abrangerá 26 regionais e terá mais de 600 alunos. O impacto de sua metodologia ultrapassou as fronteiras da organização e fez com que o Ceev fosse aprovado como curso de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no início desse ano.

Marco – O 1o Encontro dos Orientadores do Ciclo de Estudo da Educação da Vida, realizado na Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, em Ibiúna-SP, em janeiro desse ano, reuniu 70 orientadores.

– Houve momentos inspiradores, de verdadeiros “clarões” vindos do Mundo Espiritual Elevado. Essa foi a impressão de todos, que decidiram, a partir de agora, realizar o encontro uma vez por ano, ao invés de trienalmente. Num dado instante, as decisões em conjunto provocaram tamanha emoção que o grupo ficou aplaudindo por vários minutos. – Relata o Superintendente das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil, preletor Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto.

Avanços – O retrato fiel dessa união é evidente. As novidades se sucedem, ano após ano. Desde 2008 o Ceev tem uma turma em parceria com a Universidade Paulista (Unesp). O ano de 2009 também foi marcante para os educadores da Seicho-No-Ie pelas solicitações de várias secretarias municipais de educação, do Brasil inteiro, para receber palestras sobre a Educação da Vida. Para 2010, estão sendo estudadas parcerias com algumas prefeituras.
– Por trás disso, vemos grande proteção espiritual. Um exemplo foi a aprovação do projeto apresentado à Universidade Federal do Mato Grosso. Um processo que normalmente levaria meses foi aprovado em questão de dias. – Comenta o preletor Marcos Rogério.

Metodologia – Inspirado no modelo de ciclo de estudos da Associação Prosperidade, o Ceev tem a finalidade de preparar preletores, líderes da iluminação e profissionais da área educacional, a fim de que implementem ou subsidiem propostas pedagógicas alicerçadas nos princípios da Educação da Vida. São ministradas três disciplinas: Fundamentos da Educação da Vida, Princípios Filosófico-Religiosos da Seicho-No-Ie e Desenvolvimento de Projetos em Educação da Vida. Os orientadores são escolhidos dentre preletores da própria regional e a metodologia de ensino, essencialmente interativa, faz com que os alunos se sintam bastante valorizados. Mais informações: (11) 5014.2237, ou pelo site www.sni.org.br.