Ciclo de Estudo da Educação da
Vida forma primeira turma e em três anos quantidade de alunos cresce 20 vezes

1o Encontro de orientadores do Ciclo de Estudo da Educação da Vida: os 70 participantes decidiram realizar o evento anualmente.
A primeira turma do Ciclo de Estudo da Educação da Vida, o Ceev, iniciada em 2007, formou-se no final de 2009. Os 30 alunos que tiveram aulas na Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil, em São Paulo, fizeram parte de um laboratório de sucesso. Em 2010, o ciclo abrangerá 26 regionais e terá mais de 600 alunos. O impacto de sua metodologia ultrapassou as fronteiras da organização e fez com que o Ceev fosse aprovado como curso de extensão da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), no início desse ano.
Marco – O 1o Encontro dos Orientadores do Ciclo de Estudo da Educação da Vida, realizado na Academia Sul-americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie, em Ibiúna-SP, em janeiro desse ano, reuniu 70 orientadores.
– Houve momentos inspiradores, de verdadeiros “clarões” vindos do Mundo Espiritual Elevado. Essa foi a impressão de todos, que decidiram, a partir de agora, realizar o encontro uma vez por ano, ao invés de trienalmente. Num dado instante, as decisões em conjunto provocaram tamanha emoção que o grupo ficou aplaudindo por vários minutos. – Relata o Superintendente das Atividades dos Educadores da Seicho-No-Ie do Brasil, preletor Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto.
Avanços – O retrato fiel dessa união é evidente. As novidades se sucedem, ano após ano. Desde 2008 o Ceev tem uma turma em parceria com a Universidade Paulista (Unesp). O ano de 2009 também foi marcante para os educadores da Seicho-No-Ie pelas solicitações de várias secretarias municipais de educação, do Brasil inteiro, para receber palestras sobre a Educação da Vida. Para 2010, estão sendo estudadas parcerias com algumas prefeituras.
– Por trás disso, vemos grande proteção espiritual. Um exemplo foi a aprovação do projeto apresentado à Universidade Federal do Mato Grosso. Um processo que normalmente levaria meses foi aprovado em questão de dias. – Comenta o preletor Marcos Rogério.
Metodologia – Inspirado no modelo de ciclo de estudos da Associação Prosperidade, o Ceev tem a finalidade de preparar preletores, líderes da iluminação e profissionais da área educacional, a fim de que implementem ou subsidiem propostas pedagógicas alicerçadas nos princípios da Educação da Vida. São ministradas três disciplinas: Fundamentos da Educação da Vida, Princípios Filosófico-Religiosos da Seicho-No-Ie e Desenvolvimento de Projetos em Educação da Vida. Os orientadores são escolhidos dentre preletores da própria regional e a metodologia de ensino, essencialmente interativa, faz com que os alunos se sintam bastante valorizados. Mais informações: (11) 5014.2237, ou pelo site www.sni.org.br.