Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Semana da Paz
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil Português
Brasil Japonês
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

UMA VIBRAÇÃO DE ALEGRIA E DESCONTRAÇÃO TOMOU CONTA DO 29º SEMINÁRIO DE TREINAMENTO ESPIRITUAL DE EDUCADORES DA SEICHO-NO-IE

De 04 a 08 de janeiro, sob a bênção de Deus aconteceu na Academia Sulamericana de Treinamento Espiritual de Ibiúna o 29º Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores (Primeiro Seminário do ano de 2012), com o tema "Reconcilia-te com todas as coisas do céu e da terra".

O Seminário contou com 556 participantes sendo 483 seminaristas, 66 voluntários que colaboraram na comissão organizadora, 4 Orientadores e 3 convidados especiais que, juntos estudaram os Ensinamentos que nos foram deixados pelo Professor Masaharu Taniguchi. O evento transcorreu de maneira harmoniosa e alegre. Com vivências, palestras, práticas espirituais, oficinas pedagógicas, Meditação Shinsokan, o seminário foi direcionado a conduzir cada participante "a reconciliar-se com todas as coisas do Universo".

Desde a abertura, a emoção tomou conta de todos que estavam presentes no seminário. Já na abertura a frase inicial fez menção ao que estava por vir. "Cada um pode acender uma luz, numa sala escura", extraída do filme Escritores da Liberdade, foi a mensagem inicial e fez referência às salas de aulas, onde cada professor pode acender a esta Luz, da Verdade. A vibração do público presente no Salão Nobre da Academia foi contagiante e a cada palestra e prática realizada foi aumentando ao longo do seminário.

Além do Prof. Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto, Aspirante a Preletor da Sede Internacional, o Seminário contou com um time de orientadores de peso, que foram a Preletora em Grau Máster Zeli Terezinha Bellan Khan, Preletora em Grau Sênior Mariângela de Souza Moreira Gomes e o Preletor em Grau Sênior Oswaldo Garraffa Neto. Como Coordenador Geral do Seminário, o Professor Luis Antonio Gomes, que acompanhou atentamente todos os eventos que ocorreram simultaneamente.

Prof. Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto Profa. Zeli Terezinha Bellan Khan
Profa. Mariângela de Souza Moreira Gomes Prof. Oswaldo Garraffa Neto

A Profª Lílian Baffi Norimatsu, Presidente Nacional da Associação Pomba Branca abrilhantou o evento como convidada especial. 

Profa. Lilian Suzi Baffi Norimatsu


Também foram convidados para orientar o evento o Sr. José Vicente Pimenta, representando a Igreja Católica e a Monja Coen, representando o Zen Budismo.

Sr. José Vicente Pimenta

Monja Coen

 

O Sr. José Vicente Pimenta discorreu sobre "O meio ambiente e a Igreja Católica" e mostrou, ao final de sua exposição, a foto de ilustrando um Ipê amarelo na cidade de Porto Velho – RO, que após ter se tornado poste criou raízes e voltou a florescer demonstrando a força da Ideia Origem.

A representante do Zen Budismo, Monja Coen, iniciou sua palestra com uma meditação, espalhando um clima de paz intensa nos participantes. Com suas firmes e sábias palavras conduziu sua palestra de forma solene e emocionante, deixando uma atmosfera de profunda luz em todos que presenciaram este momento especial.

Durante a realização do seminário, eventos aconteciam simultaneamente. O Treinamento de Presidentes Regionais dos Educadores, cujo objetivo é capacitação e treinamento de todos os presidentes assim como a integração entre eles, que ocorreu de forma esclarecedora e enriquecedora devido às experiências de cada um .ideias inovadoras de abordagem e formas de melhor realizar o trabalho em suas respectivas regionais foram apresentadas pelos participantes

O Treinamento dos Coordenadores do CEEV-Ciclo de Estudos da Educação a Vida, esclareceu dúvidas e orientou tanto as regionais que já possuem o CEEV com as que demonstraram interesse em implantá-lo.

Orientação intensiva para alunos do CEEV - Os alunos tiveram seus projetos pré-aprovados para o 1º Congresso em Educação da Vida, que será realizado de 24 a 26 de agosto do 2012, no CENFORP – Centro de Formação Profissional para Professores na cidade de São Bernardo do Campo. A orientação contou com a Profa. Ms. Annemarie e a comissão de Projetos: Crasso de Oliveira, da Regional BH-Caiçara, Antônia dos Santos Alves da Regional BH-Paraíso, Célia Maria Domingues da Rocha Reis da Regional MT-Cuiabá, responsáveis em adequar os projetos, em: "Relatos de Experiência Científicos", e conforme relata Annemarie "O resultado foi altamente produtivo", de forma que foi dado um grande passo nos preparativos daquele evento.


Outro momento crucial no seminário aconteceu sábado. Foram realizadas nove Oficinas Pedagógicas, s, totalizando nove oficinas, cada participante teve direito a participar de três delas. Abaixo as oficinas realizadas:
Diário de Elogios x Arte Pedagogia da Vida (Liliana Catais Martins de Souza), Reciclagem artesanal: uma prática legal (Maria Terezinha Braga), Viver o sagrado no entendimento das leis mentais (Antônia dos Santos Alves), Quatro passos para manifestar alunos brilhantes (Eliana Pacheco), A imaginação na educação (Junia Christo Aleixo), Amar é libertar-se do medo (Amália Resterich Tardelli), Inclusão social e seus desafios (Josefa Aparecida Neri Guido e José Antônio Guido), Dança Circular (Virgínia de Melo Shinzato), e Física Quântica e a Espiritualidade (Reinaldo Funke Lenz) que foi ovacionada pelos participantes desta oficina;

A Equipe de Coordenação de Crianças e Juvenis realizou também um trabalho excepcional, se tornando um brilho a parte. Tiveram uma programação especialmente preparada para cada dia. Houve atividades como: Atividade Artística (Decoração da capa do Diário de Elogio, decoração do fazedor de bolha de sabão, origami, pintura com giz de cera, guache, trabalho com massinha, papo em roda, teatro de fantoches), bolinhas de sabão, atividade literária: contação de histórias, teatro, atividades com bombeiros (com direito a esguicho de água), atividade com escoteiros (cabo de guerra, futebol deitado, etc.), recreação com profissionais do ramo (algodão doce, pula-pula, bexigas artísticas, pintura no rosto), atividade de gratidão aos pais, escorrega de papelões, voley, futebol, bobinho, corre lenço, picnic, telefone sem fio, duro ou mole, treino do riso, palavras de elogio, além de atividades com bagagem doutrinária embutida, com a finalidade de fazer brilhar o filho de Deus perfeito de cada criança que estive lá.

Parabéns a todos os orientadores, oficineiros, equipes e a cada participante do 29º Seminário Especial para Educadores que deram o melhor de si para que o evento fosse realmente transformador Certamente foi um marco na vida de cada participante.

Em nome da Superintendência dos Educadores o nosso muito obrigado!

Adalgiza Rodrigues do Nascimento