Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Semana da Paz
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil Português
Brasil Japonês
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

Sessão Solene na Câmara de Vereadores de São Paulo celebra Dia da SEICHO-NO-IE

por Fábio Dummer

Na parte da manhã desta segunda-feira, 15 de agosto, aconteceu a 15ª edição da Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Seicho-No-Ie. O Salão Nobre Presidente João Brasil Vita da Câmara de Vereadores de São Paulo ficou lotado com cerca de 365 pessoas, que assistiram a mesa ser composta pelo Vereador Ushitaro Kamia, que presidiu a sessão, pelo Presidente Doutrinário da SEICHO-NO-IE para América Latina, Professor Yoshio Mukai, pela Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, Professora Marie Murakami, pelo Diretor Vice-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e palestrante do dia, Professor Tuguio Teramae, pelo vereador Aurélio Enomura, e pelo ex-vereador Jorge Taba, propositor da Lei número 12.372, de 13 de junho de 1997, que instituiu a data.

Gratidão – Ao fazer uso da palavra o vereador Aurélio Enomura agradeceu à Seicho-No-Ie. “Eu vivia um momento delicado. Não tinha certeza se me elegeria, quando fui convidado a participar da atividade de limpeza de praças, e ali, debaixo de um sol escaldante, naquela atividade de amor à Pátria e ao município, senti as minhas forças se renovarem e tive a percepção de que me elegeria, e assim aconteceu”, contou o vereador Enomura.

Palavras do Prof. Mukai – O Professor Yoshio Mukai agradeceu ao reconhecimento do legislativo municipal ao trabalho da Seicho-No-Ie. “Tanto a nossa organização, quanto esta casa, estamos trabalhando pelo bem estar desta cidade; nós espiritualmente e a Câmara regulamentando a vida em sociedade”, afirmou o Prof. Mukai.

Palavras da Profa. Marie – Após agradecer às autoridades presentes, a Profa. Marie Murakami pediu aplausos ao Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, e aos pioneiros do Movimento no Brasil. A seguir expôs alguns números expressivos da atuação da Organização. “Fomos a primeira entidade religiosa da América Latina a receber a Certificação ISO 14.001, o que nos faz referência em gestão ambiental. Temos 116 regionais doutrinárias e 510 núcleos com sede própria. Por ano, são impressas e distribuídas mais de 6 milhões de revistas sagradas. Nas 100 emissoras de rádio que retransmitem nossos programas, vão ao ar cerca de 3.400 horas de palestras e orientações por ano. São 28 emissoras de tevê emitindo o sinal do Programa Seicho-No-Ie na TV, perfazendo mais de 2.900 horas de transmissão anualmente. Somos 6.385 Preletores e Líderes da Iluminação. Desde 1.967, portanto há 43 anos ininterruptos, promovemos a Campanha Pró-Natal, com cerca de meio milhão de reais doados a entidades assistenciais a cada final de ano”, informou a Profa. Marie. Ela ainda citou os 290 alunos do Centro de Educação Integrada de Maracajaú (Ceimar), no Rio Grande do Norte, escola mantida pela Fundação Grande Harmonia, e falou também dos 50 alunos da Creche Paraíso, em Atibaia. Ela ainda fez menção aos 24 residentes na Casa de Repouso da Grande Harmonia, na cidade de Ibiúna-SP. “Tudo isso só é possível graças ao amor dos nossos dirigentes. Se depender de nós, continuaremos trabalhando incansavelmente para levar a milhares de lares o modo feliz de viver em harmonia com a natureza”, concluiu a diretora-presidente.

Presidente da sessão – O presidente da Sessão Solene, vereador Uchitaro Kamia, levantou uma reflexão: “Por que o ódio ainda enseja em nossa sociedade? O que torna a vida humana uma arriscada aventura? Isso ocorre porque as brigas ideológicas são colocadas acima de Deus pelos homens. Por isso, a Seicho-No-Ie está de parabéns por promover a paz mundial. Esta casa presa pelos mesmos valores que a Seicho-No-Ie difunde”, afirmou o vereador Kamia.

Treino do Riso – A programação reservou alguns minutos para o Treino do Riso, que foi conduzido pela Presidente Nacional da Associação Pomba Branca, Aspirante a Preletora da Sede Internacional Lílian Suzi Baffi Norimatsu. A plateia gargalhou a valer durante a atividade.

Relato de experiência – A preletora Graciela Acquiste Oliva usou o púlpito na seqüência, contando sua experiência de vida. Em 1981, depois de ser acometida por uma doença rara chamada poliomiosite, que com o tempo paralisa os quatro membros do corpo, acabou se curando com a leitura da Sutra Sagrada.

Palestra – Após contextualizar a situação dos imigrantes japoneses que vieram ao Brasil nas primeiras três décadas do século XX e de pontuar a importância da Seicho-No-Ie desde essa época, o Prof. Tuguio Teramae ensinou, em sua palestra, que “a base fundamental da Seicho-No-Ie é o Amor, e quando despertamos para a Verdade de que somos filhos de Deus tudo se transforma”. E concluiu, dirigindo-se aos representantes da câmara de vereadores: “Nós, da Seicho-No-Ie, vamos continuar a trabalhar incansavelmente para que esta cidade e este país sejam cada vez mais prósperos e iluminados”, garantiu o Prof. Teramae.

Coral – No final, o Coral da Seicho-No-Ie, que encantou a plateia em suas participações, puxou a entoação do Hino Sagrado Marcha da Missão. Todos os presentes foram agraciados com um CD de áudio com duas palestras da Profa. Marie Murakami. Veja as fotos do evento.

 




Fotos: Araki