Projeto – Os cinco desejos do ser humano

A Fundação Grande Harmonia é hoje uma grande conquista para a Seicho-No-Ie do Brasil. Sempre foi o desejo do Sagrado Mestre Masaharu Taniguchi que as crianças fossem mais bem assistidas e melhor educadas, tendo em vista a natureza divina de cada uma. Para isso, escreveu vários livros que explicam pormenorizadamente como educar as crianças do modo mais adequado para que, no futuro, sejam felizes e tenham suas potencialidades manifestadas. A 'Educação da Vida', metodologia pedagógica baseada na doutrina da Seicho-No-Ie, vem sendo aplicada com resultados benéficos nas instituições geridas pela Fundação Grande Harmonia.

Um exemplo disso é o Projeto – Os cinco desejos do ser humano, implantado na escola CEIMAR (Centro de Educação Integrada de Maracajaú). A Professora Maria das Graças Barros da Silva aproveitou os livros infantis da Seicho-No-Ie para um trabalho espetacular com a turma do 2° ano do ensino fundamental l, composta por vinte e seis alunos, sendo doze meninos e catorze meninas, com faixa etária de sete á oito anos.

Quadro "Os cinco desejos fundamentais do ser humano"

  1. SER LIVRE

  2. SER AMADO

  3. SER ELOGIADO

  4. SER ÚTIL

  5. SER RECONHECIDO

Todo ser humano carrega consigo os cinco desejos acima mencionados, e sente plena satisfação quando são correspondidos. Os livros que a Professora Maria da Graça usou para o desenvolvimento do projeto foram:

  • O Jovem Rei

  • Joãozinho e o Etezinho

  • A gotinha de orvalho

  • Um presente para o planeta Terra

  • Nem tudo é lixo

  • Revistas Querubins

Cada livro, a seu modo, contribuiu para que a criançada aprendesse um pouco mais sobre valores importantes como o amor e o respeito aos pais (O Jovem Rei), a potencialidade inerente ao filho de Deus (Joãozinho e o Etezinho), preservação ambiental (Um presente para o planeta Terra) e a enxergar a preciosidade da Vida de Deus por trás dos fenômenos aparentes (Nem tudo é lixo). Ainda com base nos livros, a professora realizou dinâmicas, trabalhando o autoelogio e a importância do abraço como instrumento de reconhecimento e valorização do outro. Além de todas as questões levantadas a partir dos conteúdos positivos dos livros, também foi possível treinar as habilidades de leitura e escrita. Foram atividades muito profícuas para o aprendizado das crianças.

A professora ainda fez uma espécie de jogo, nos moldes de um bingo, onde cada aluno escolhia alguns elogios e montava uma cartela com eles. Cada um escolhia os elogios com os quais mais se identificava. Nesta atividade, aprenderam sobre a grafia correta das palavras, a quantidade de letras e sílabas, som inicial e final de uma palavra, ordem alfabética, antônimo e sinônimo, masculino e feminino, vogais e consoantes. Com base no livro "Nem tudo é lixo", a professora promoveu uma atividade de leitura compartilhada, seguida por um debate, quando cada aluno pôde esclarecer dúvidas sobre reciclagem.

São pequenos livros que proporcionam grandes lições! O estimulo á leitura de boas obras na fase infantil é de suma importância. Os bons ensinamentos passados são absorvidos pela mente infantil com mais intensidade que no adulto, e este aprendizado positivo é levado para o resto de suas vidas. Vamos incentivar cada vez mais a leitura das publicações infantis edificantes e dos ensinamentos da Seicho-No-Ie no meio educacional! Muito obrigado!

→ Se você quer acessar o Projeto da Professora Maria das Graças Barros da Silva na íntegra, clique aqui.