Projeto Higiene: Saúde com Higiene

Nossa proposta é reunir as crianças da Creche Paraíso em diferentes grupos organizados por idade, e assim desenvolver atividades para orientá-los da importância da higiene diária, de forma prazerosa. Este projeto estará inserido dentro das atividades da Creche, através de palavras de elogio, incentivando a autonomia, a autoconfiança e autoestima de cada criança, e também ensinar através de atos de gratidão.

O projeto está sendo desenvolvido de segunda a sexta-feira, em horários alternados, podendo, ser adaptado às atividades diárias.

As atividades selecionadas e os materiais confeccionados foram pensados com a finalidade de ensinar e orientar as crianças a fazerem sua higiene pessoal de forma correta e prazerosa, demonstrando a importância de se fazer a higiene todos os dias naturalmente.

Os principais objetivos desse projeto são:

As crianças familiarizarem-se com a imagem do próprio corpo e compreender a importância dos órgãos e dos sentidos, como também do ato de tomar banho, da escovação dos dentes, higienização das mãos e etc.

Ensiná-los a fazer sua higiene sem desperdício de água, contribuindo assim com o meio ambiente.

Incluí-los na demonstração das atividades fazendo com que participem juntamente com as educadoras, para despertar interesse.

Atividades propostas

Desenvolvemos materiais ilustrativos para auxiliar nas orientações que serão dadas as crianças:

· Fantoches feitos de feltro e bonecos de EVA no palito para contar histórias criadas pelas educadoras, baseadas nos livros infantis da Seicho-No-Ie.

· Uma boca feita de papelão e cartela de ovo pintada, para ser utilizada para demonstração do ato de escovar os dentes.

· Um cantinho para escovação, com escovas de três cores diferentes para cada grupo de crianças.

· Cartazes ilustrativos com os hábitos de higiene e economia de água que serão colocados em pontos estratégicos para serem visualizados pelas crianças quando forem lavar as mãos, escovar os dentes e usar o banheiro. (FOTO)

· Histórias da Seicho-No-Ie, selecionadas pelas educadoras: “A Faxineira”, “Banho é bom” e “Água é vida de Deus”, farão toda a diferença neste projeto.

· Utilizaremos, também, músicas relacionadas ao tema, com o intuito de aprimorar os hábitos e auxiliar nas orientações e práticas diárias.

É respeitada a faixa etária das crianças para a realização das atividades.