Notícias

Semana pedagógica do CEIMAR

No mês de fevereiro de 2016 aconteceu a Semana Pedagógica no CEIMAR, Centro de Educação Integrada de Maracajaú, localizado na cidade de Maracajaú, no Rio Grande do Norte. A instituição é mantida pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL, e juntamente com a Creche Paraíso, da cidade de Atibaia (SP), integra a Fundação Grande Harmonia, voltada para ações no campo educacional.


A Semana Pedagógica consistiu no desenvolvimento de atividades de orientação pedagógica, destinada aos profissionais – professores e demais funcionários – que trabalham na instituição, com o objetivo de posicionar todas as ações pedagógicas em perfeito alinhamento com o método educacional apregoado pela doutrina da Seicho-No-Ie, a Educação da Vida. A responsável pela Semana Pedagógica foi a pedagoga, professora e preletora da Seicho-No-Ie, Maria Terezinha Braga, que compõe o grupo de apoio pedagógico da Fundação Grande Harmonia.


FGH - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil

Créditos: Acervo SNI.


No primeiro dia de atividade, todos os participantes foram convidados para compor uma mesa redonda, a fim de juntos analisarem todos os projetos pedagógicos realizados em 2015. Os projetos foram baseados na Educação da Vida e com esse detalhamento buscou-se identificar situações em que a implementação do método gerou resultados positivos no crescimento educacional dos alunos. Todos os professores puderam expor os casos de melhoras ocorridos e também refletirem sobre os pontos que podem ser melhorados. Ao final desta atividade foi realizada uma palestra, proferida pela própria professora Maria Terezinha Braga, em que se salientou, sobretudo a importância de exercer a função de professor, passando conhecimentos com uma postura de amor, procurando acolher os alunos e suas dificuldades, destacando os pontos positivos e as conquistas no aprendizado por meio do elogio.


FGH - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil

Créditos: Acervo SNI.


No segundo dia, os professores das séries do ensino fundamental I e II foram divididos em grupos para o desenvolvimento de uma dinâmica seguida de palestra, ambas com o mesmo tema: Mudança de paradigmas – educação transcendental. A atividade foi baseada no livro A Verdade da Vida v. 25, onde constam valiosos ensinamentos sobre a educação do homem com base na Verdade homem filho de Deus. Os novos projetos delineados para 2016 foram pensados de modo a satisfazer os cinco desejos inerentes ao ser humano, a saber: ser útil, ser amado, ser elogiado, ser reconhecido e ser livre. Desse modo, os professores puderam receber todo embasamento teórico necessário para traçarem suas estratégias de ensino para 2016. Essas estratégias foram criadas tendo em vista a faixa etária dos alunos e suas principais necessidades, sem, contudo, desviar-se do conteúdo curricular que cada matéria exige.


O fechamento da Semana Pedagógica foi realizado com a prática de Purificação da Mente, conduzida pela preletora Maria Terezinha Braga.


FGH - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil

Créditos: Acervo SNI.


Este período foi muito importante para o trabalho realizado na instituição. Os funcionários puderam passar algum tempo em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie, refletindo sobre suas condutas pessoais e profissionais, ao mesmo tempo em que reciclaram seu plano de aulas e sua postura perante o corpo discente. Desse modo cumpriu-se fielmente a missão desta orientação pedagógica, promovendo assim a renovação da motivação nos educadores e a crença na capacidade infinita dos alunos. E não para por aí. Essa orientação será reciclada no mês de maio, quando a professora Terezinha irá novamente visitar a instituição levando consigo novas propostas de ações benéficas para o crescimento dos filhos de Deus que lá estudam.


Parabéns a todos os envolvidos neste maravilhoso projeto, que tem por finalidade a exteriorização da potencialidade ilimitada das crianças.