Notícias

Jovens talentos marcam presença no Teatro Riachuelo, em Natal


CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil CEIMAR - Imagem dos destaques da Seicho-No-Ie do Brasil

O Jubileu de Diamante da Associação dos Jovens da Seicho-No-Ie do Brasil, edição Nordeste, na cidade de Natal, foi o palco perfeito para que os alunos do CEIMAR pudessem mostrar que o aprendizado vai muito além da sala de aula. Xaxado, frevo, capoeira, carimbo e coral. O dia 26 de julho teve de tudo um pouco, sob os olhos orgulhosos de uma caravana de 190 pessoas entre moradores da comunidade, pais, professores e alunos. E o melhor de tudo, é que todas as apresentações artísticas que foram apresentadas, são frutos das oficinas que acontecem durante o período letivo na escola.

O grupo de capoeira existe desde o início da Fundação Grande Harmonia com o professor Jordânio Bruno, se renovando a cada ano com novos alunos. Dessa vez, contou com a participação de 13 alunos, estimulando-os mais ainda com esta oportunidade de mostrarem seu talento.

Além disso, durante a programação, os hinos sagrados ganharam um toque especial, sendo entoados pelo coral de alunos que nasceu graças ao trabalho de dois professores. Tudo começou com um pequeno grupo da Escola, que foi fortalecido pelo desejo do professor Valnieres Cândido de incluir alunos de outra escola na comunidade, para formar o coral. Junto com o professor de música Emerson Jean Oliveira, ensaiaram os alunos e se apresentaram com um grupo de 30 alunos na Convenção. Isso foi motivo de muito orgulho tanto para os alunos como para os professores, que darão continuidade a esse trabalho na comunidade com o apoio da Fundação Grande Harmonia, para futuras apresentações.

Outro momento marcante também foi a apresentação de xaxado e frevo sob a direção da professora Cristina da Trindade. Este grupo surgiu à partir do projeto Mais Educação do MEC, apresentado na festa junina do CEIMAR com o tema “Danças Nordestinas”. Com o sucesso da apresentação, foram merecidamente indicados para abrilhantar mais ainda o Jubileu da AJSI, que contou com a participação de 15 meninos e meninas, entre 9 à 12 anos de idade.

O leque de jovens talentos do CEIMAR é tão amplo, que não poderia ficar de fora o grupo de carimbó, que para aquele evento era composto por 14 meninas, entre 12 à 15 anos de idade. Desde o ano de 2014, é desenvolvida essa oficina na escola, três vezes por semana sob o comando da professora Flaviane Almeida e que esse ano tiveram a grata oportunidade de se apresentar no prestigiado Teatro Riachuelo em Natal na 60º Convenção Nacional da AJSI do Brasil.

Mas engana-se quem pensa que são os artistas são apenas os alunos. O professor de música do Emerson Jean Oliveira, e o professor Juarez Cravo, maestro da banda dessa escola, também fizeram parte dessa celebração, participando da banda que tocou durante toda a convenção.

O Mestre Masaharu Taniguchi nos ensina que, dois dos cinco desejos fundamentais do ser humano são: Ser reconhecido e ser útil e que quando proporcionados a criança, são capaz de fazer com que ela extraia o máximo de sua capacidade infinita. E são momentos como esses que nos provam que todo este trabalho só tende a ajudar para a construção de um país melhor.