Instagram oficial da Seicho No Ie do Brasil
Youtube oficial da Seicho No Ie do Brasil
Facebook oficial da Seicho No Ie do Brasil

26/05/2008
Antonio Oshima, de tesoureiro de Associação Local a diretor-vice-presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL: quando bondade e precisão andam lado a lado


Em meio à correria do trabalho, mergulhado em papéis e números, o diretor-vicepresidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, preletor em grau máster Antonio Shotaro Ishida Oshima, demonstrou preocupação ao saber que o repórter do Boletim Informativo Círculo de Harmonia ainda não havia almoçado por volta de 4 horas da tarde. Na peculiar expressão facial desse homem, de trato simples, mas que impressiona, fundem-se bondade e precisão, e de sua cristalina atmosfera pessoal exala uma atenção minuciosa às regras, sem, no entanto, jamais perder a essencial virtude dos líderes, que é o profundo senso de humanidade, generosidade e carinho para com o próximo.

Durante os poucos minutos em que esta entrevista ocorreu, o preletor Oshima deliberou vários assuntos junto de seus funcionários, ora por telefone, ora na porta de sua sala, orientando a todos com humildade e gentileza, mas com uma autoridade superior, certamente entranhada em sua exemplar postura de pai de família e chefe atencioso, e, acima de tudo, de amigo pronto para estender a mão.

Sem deixar de dar total atenção às perguntas que respondia para esta reportagem, ele efetuou um telefonema para a diretora-presidente, profa Marie Murakami. Era sobre o lanche da noite, pois haveria uma reunião. Com a mesma rapidez e tom de voz, o preletor Oshima conversou com a diretora-presidente e a seguir com a sua funcionária, para as providências. Até aí, nada de especial, a não ser pela extraordinária capacidade de cuidar dos detalhes e agir com eficácia usando sempre as palavras “por favor”, “me desculpe” e “muito obrigado”.Confira mais sobre o recém- empossado diretor-vicepresidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, responsável pela administração e finanças da Sede Central.

A trajetória do líder

“Uma frase do sagrado mestre Masaharu Taniguchi fez com que eu me dedicasse à Seicho-No-Ie desde 1977: ‘O homem só consegue ser
verdadeiramente feliz quando faz feliz o próximo’.”
Antonio Oshima

Mesmo tendo começado a participar do movimento da Seicho-No-Ie em 1975, foi somente em 1977 que o preletor Oshima sentiu o chamado. Fortemente motivado pela frase (acima) que o acompanha até hoje, ele iniciou como tesoureiro da Associação Local de Jovens de Pinheiros, em São Paulo.

De lá para cá, passou por vários estágios: de presidente de Associação Local a vice-presidente nacional da Associação dos Jovens, e construiu uma imagem de conduta ilibada e competência a toda prova.

Currículo religioso e trajetória dentro da Sede Central (resumo)

1977 – Ingressa como tesoureiro da Associação Local de Jovens de Pinheiros.
1981 – É nomeado presidente da Associação Local de Jovens de Pinheiros.
1983 – Recebe o diploma de líder da iluminação.
1985 – Torna-se presidente da Associação dos Jovens (AJSI) da Regional São Paulo II (Pinheiros).
1990 – É chamado para ser diretor e membro daComissão Executiva Central (CEC) da AJSI/BR.
1991 – Torna-se vicepresidente nacional da AJSI/ BR e, nesse mesmo ano, ingressa na Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL como funcionário do então setor de Editoração (atual Produção), como vice-superintendente.
1993 – Assume o cargo de vice-superintendente das Finanças.
1995 – É nomeado diretor da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, no cargo de superintendente de administração. Nesse mesmo ano, conclui o curso de pós-graduação em Administração de Finanças pela FAAP-SP.
2001 – Gradua-se preletor máster.
2005 – Assume como superintendente de Finanças da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.
2008 – É chamado pela diretora-presidente, profa Marie Murakami, para assumir como diretor-vice-presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

A emoção ao receber o convite para ser o diretor- vice-presidente

“Quando a profa Marie me chamou em seu gabinete para conversar, eu tinha em minha cabeça apenas que ela poderia me convidar para continuar ou não na mesma função, mas a surpresa foi grande.” O preletor Oshima descreve a emoção do momento em que foi convidado para tão importante função: – Diante dela, ao receber o convite, fiquei surpreso e emocionado. Imediatamente voltei o meu pensamento a Deus e ao sagrado mestre Masaharu Taniguchi, agradecendo muito a confiança em mim depositada – conta o preletor Oshima.

Ele revela que, a seguir, veio-lhe a mente o seguinte raciocínio, revestido de extrema humildade.

– Por que logo eu? Existem tantos colegas com capacidade e que merecem exercer essa função, mas por que justo eu? Em seguida me tranqüilizei, refletindo que, se foi Deus que escolheu, é porque cada um ocupará a sua função e cumprirá a sua missão da melhor maneira possível – afirma o preletor Oshima.

A saúde financeira da SEICHO-NO-IE DO BRASIL vai bem, obrigado

“Graças ao empenho de todos os nossos dirigentes, sempre obtemos ótimos resultados.”

CH – Como o senhor avalia a SEICHO-NO-IE DO BRASIL no momento atual, considerando o balanço apresentado na última assembléiageral, ocorrida em São Paulo, no dia 26 de abril, que revela uma situação estável e sólida?

Antonio Oshima – Os resultados materiais são conseqüência dos trabalhos organizacionais e doutrinários realizados com muito amor pelos adeptos, associados e dirigentes. Portanto, se atingimos bons resultados financeiros é porque as pessoas da base, os dirigentes, conscientes da importância de levar este ensinamento ao maior número de pessoas, trabalharam incansavelmente para a transmissão da Verdade, recorrendo a diversos meios, como divulgação de livros e revistas e várias outras atividades.
Dessa forma, Deus nos provê o suficiente para que levemos cada vez mais avante o Movimento de Iluminação da Humanidade. Muito obrigado a todos, pelo grandioso amor e colaboração!

CH – Sob o ponto devista da orientação da diretora- presidente, profa Marie Murakami, como será a relação da atual diretoria com os dirigentes de todo o Brasil?

AO – Como ela mesma define, será de inversão da pirâmide. A Sede Central, sozinha, não faz nada. Daremos ênfase ao fortalecimento das Associações Locais, porque a base do movimento precisa estar sempre bem sólida, pois é lá que surgem os novos adeptos e dirigentes. E, é claro, para issocontamos com a habitual ajuda de todos os dirigentes das Regionais do Brasil.

CH – Deixe uma mensagem a todos os dirigentes do Brasil.

AO – Meus amigos, considero a filosofia da Seicho-No-Ie o ensinamento máximo do planeta, por isso jamais a abandonem. É o ensinamento de Deus que nos revela a Verdade da nossa Vida transmitida por meio domestre Masaharu Taniguchi; portanto, considero abandonar o ensinamento como abandonar ou ignorar a própria vida. Jamais se deixem iludir com uma situação de desentendimento, se ela aparecer. Há pessoas que se permitem
magoar muito facilmente e deixam a Seicho-No-Ie. É preciso estar bem convicto do seguinte pensamento: “Da Seicho-No-Ie, eu jamais vou sair”. Para tanto, é necessário carregar a verdade da Vida firmemente no coração. A Verdade de que somos filhos de Deus. Há muitas pessoas que precisam da Seicho-No-Ie e vêm ao encontro de seus ensinamentos, e somos nós que recebemos a missão de levar esses ensinamentos ao maior número possível de pessoas.

Com a mesma tranqüilidade com que comanda megaoperações de trabalho na infra-estrutura de eventos, como as convenções nacionaise as festividades do Santuário Hoozo do Brasil, o preletor Oshima despediu-se sorridente.

Pai de Fernando Oshima, 22 e de Ricardo Oshima, 21, que é hoje o diretor nacional do Departamento Juvenil da AJSI/ BR, e esposo da sra. Marlene Massako Sugiura Oshima que também é preletora e dirigente da Regional SÃO PAULO 2, dos quais conta com pleno apoio e compreensão, o preletor Oshima ergueu-se rapidamente da cadeira para retomar sua rotina. Bem-humorado, fez mais uma simpática brincadeira – sempre comedida e no ponto certo – e correu em direção ao trabalho incessante, árduo e que jorra torrencialmente sobre ele e todos os funcionários da Superintendência de Administração e Finanças, visto que acumula o comando desta com a vice-presidência da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, o que por si só exprime considerável façanha.

 


Circulo de Harmonia - Junho 2008