Instagram oficial da Seicho No Ie do Brasil
Google Plus + oficial da Seicho No Ie do Brasil
twitter oficial da Seicho No Ie do Brasil
Youtube oficial da Seicho No Ie do Brasil
Facebook oficial da Seicho No Ie do Brasil

28/04/2008
Sete pequenas iniciativas que todos podem tomar para ajudar a diminuir o efeito estufa


Somos capazes de sentir Deus de manhã, ao acordar? Essa pergunta é menos poética e filosófica do que parece. A vida está ficando cada vez mais dolorida, em todo o planeta, em razão da incapacidade que os indivíduos têm de sentir Deus.

Quando se sente Deus, age-se mais em defesa da vida – Para nós, da Seicho-No-Ie, que praticamos a Meditação
Shinsokan todos os dias pela manhã, torna-se cada vez mais incoerente, depois da oração, tomar um banho demorado, usar um desodorante de aerossol e, no fim da tarde, vir do supermercado carregado de sacolas plásticas. Não é possível estar em “harmonia com todas as coisas do céu e da terra”, conforme diz na Revelação Divina da Grande Harmonia, enquanto nossos hábitos têm grande peso na extinção gradativa dos ursos polares (devido ao degelo), também são responsáveis pela morte de animais marinhos (sufocados pelas sacolas plásticas)
e contribuem para que povos, como o de Tuvalu, corram o risco de ter sua terra natal submersa – tudo isso devido ao efeito estufa.

Sem culpa, mas sem medo de tocar no assunto – O efeito estufa ocorre quando parte da radiação solar refletida
pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera Como conseqüência disso, o
calor fica retido, não sendo liberado ao espaço.

Diante do aumento da temperatura global, a tragédia começa a rondar o planeta como uma fera que aterroriza sua presa logo antes do abate.

Por exemplo, o nível dos mares está aumentando Sete pequenas iniciativas que todos podem tomar para ajudar a diminuir o efeito estufa em 0,01 a 0,025 metro por década. Conforme explica o prof. Masanobu Taniguchi, no livro Caminho da Paz pela Fé, “na superfície do oceano, há uma região formada por grossos bancos de gelo. Subindo a temperatura da superfície terrestre, esse gelo vai derretendo aos poucos e transforma-se em água do mar, aumentando o volume da água de todo o oceano e elevando, assim, o seu nível. Além disso, enquanto a água está congelada, ela é branca, mas, ao derreter, a terra se tornará visível e ficará escurecida. Com isso, assimilará mais raios solares e elevará a temperatura da superfície terrestre. Assim, acelera-se o aquecimento do globo terrestre. Em conseqüência, o nível do mar se eleva e a água penetra mais para o interior dos continentes”.

É bem verdade que os hábitos aos quais a vida moderna nos conduz fazem com que promover alguma mudança seja um pouco de trabalhoso no começo, e talvez tenhamos de mexer em algumas de nossas convicções. Por outro lado, como a Seicho-No-Ie não é a filosofia do “tem que ser assim”, fica o convite a todos para que reflitamos e, aos poucos, coloquemos em prática algumas atitudes éticas para com o nosso planeta.

Dica 1 – Plante árvores. Não é um completo absurdo cogitar essa possibilidade levando em conta que toda e qualquer fruta que comemos possui sementes. Aceite a hipótese de fazer isso no seu quintal, no sítio de algum parente que autorize etc. Se você procurar um jeito de fazer isso, vai se surpreender.

Dica 2 – Economize energia elétrica. Uma lâmpada que você apaga pode significar uma luz que se acende
no fim deste “túnel”.

Dica 3 – Leve sacola de feira no supermercado. No começo, pode parecer até meio incômodo, e alguns estabelecimentos talvez possam causar algum constrangimento por não deixá- lo(la) entrar com a sacola,
mas depois você perceberá que, desde o transporte até o acondicionamento dos alimentos na sua despensa,
é bem mais prático o uso de uma só sacola.

Dica 4 – Economize água. Repense se você realmente não pode desligar o chuveiro enquanto ensaboa o cabelo, por exemplo.

Dica 5 – Utilize mais o transporte coletivo. Isso ajuda na redução do congestionamento do trânsito e na queima de combustíveis, um dos responsáveis diretos pelo efeito estufa.

Dica 6 – Diminua o consumo de carne. Os bovinos, ovinos e suínos são responsáveis por 18% da emissão dos gases. Atualmente, cerca de 40% dos cereais produzidos mundialmente (cerca de 660 milhões de toneladas), conforme informa o prof. Masanobu Taniguchi, no livro Primeiro Passo para a Paz, são destinados à criação de animais para consumo da carne.

Dica 7 – Escolha produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente. Prefira comprar de empresas que possuam o certificado ISO14000

A vida no planeta está cada vez mais dentro da “idéia”, da forma de pensar, do pequeno gesto de amor, da certeza de que com 15, 20 ou 30 anos de idade já somos bons avôs e avós para com os netos que ainda não vieram.

A Vida que temos para deixar de herança para as próximas gerações não é apenas a física, mas a da “idéia” de amor ao próximo. Esta Vida não começou com nossos antepassados, nem começou antes de nossos antepassados existirem, já que não somos descendentes dos dinossauros. Somos herdeiros da Vida eterna de Deus, e em defesa dessa Vida, perfeita, ética e sublime é que devemos tomar atitudes ecológica e espiritualmente corretas.

 


Circulo de Harmonia