Instagram oficial da Seicho No Ie do Brasil
Youtube oficial da Seicho No Ie do Brasil
Facebook oficial da Seicho No Ie do Brasil

04/11/2010
Instituto  Seicho-No-Ie de reflorestamentoé  fundado e diretoria toma posse


Foi dado um importante passo legal para aquisição de área que será reflorestada em parceria com a Sede Internacional

O dia 28 de setembro de 2010 tem lugar garantido no calendário das principais datas históricas da SEICHO-NO-IE do Brasil. Nele se realizou a Assembléia Geral de constituição do Instituto Seicho-No-Ie de Reflorestamento, organização criada para dar andamento à ideia de reflorestar 500 hectares de área degradada aqui no Brasil. A ação faz parte dos planos da Sede Internacional de concretizar o “Carbono Zero” nas atividades da Sede Internacional, do Templo Matriz e do Templo Uji, ou seja, todas as atividades geradoras de gás carbônico, nessas unidades, serão neutralizadas por ações que sequestram gás carbônico da natureza.

Assembleia – De acordo com o estatuto que foi aprovado na assembleia, o instituto terá como “atividade prioritária ações como o plantio de árvores, reflorestamentos de áreas degradadas e recuperação de mata ciliar”. A primeira formação da diretoria, eleita para um mandato de quatro anos, tem como Diretora-Presidente a Professora Marie Murakami, Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, e como Diretor-Vice-Presidente o Professor Yoshio Mukai, Presidente Doutrinário para a América Latina.

– A Sede Internacional está apenas aguardando a tramitação legal para liberar as verbas de doações que já estão sendo feitas por adeptos de lá. Cerca de 90% de todo o investimento virá de fora. – Explica a Prof.ª Marie.

Local – Os trâmites legais do registro do instituto devem ir até dezembro deste ano. Após isso, será procurada uma área preferencialmente nos arredores da Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna-SP. O objetivo é possibilitar que seminaristas possam realizar as atividades de gratidão no local. Uma empresa especializada será contratada a fim de dar suporte técnico a cada passo da iniciativa.

Associados – O instituto terá associados contribuintes e associados voluntários. Pessoas físicas, instituições e empresas poderão fazer doações para manutenção e desenvolvimento das ações. Aqueles que quiserem poderão prestar serviços voluntariamente e de forma solidária.

– O instituto é uma grande oportunidade de manifestarmos nosso amor. Todas as iniciativas da Seicho-No-Ie, nos últimos tempos, que fizeram da Sede Internacional referência mundial no assunto, e que aqui no Brasil ganharam ainda mais força com a Certificação ISO 14.001, têm como base religiosa, segundo o nosso Supremo Presidente, Professor Masanobu Taniguchi, as “quatro atitudes imensuráveis” – amor, compaixão, alegria e desprendimento –, que fazem com que vivamos de modo concreto o amor ao próximo, o que inclui o meio ambiente. – Explica a Professora Marie.

Votos de aprimoramento – Ainda de acordo com a Diretora-Presidente, o caráter social, cultural e humanitário do instituto, que visa à preservação da biodiversidade através de ações que minimizem o efeito estufa, nada mais é do que colocar em prática o quarto item dos Votos de Aprimoramento Espiritual dos Adeptos da Seicho-No-Ie, de autoria do Professor Masaharu Taniguchi: “Ao contemplarmos o céu, as estrelas, o mar, a terra, o fogo, a água, os campos verdejantes, as flores, enfim, todos os elementos da Natureza e os seres viventes, apreendamos em seu âmago a perfeição da Vida de Deus. Amemos, respeitemos e reverenciemos essa Vida, e jamais a desperdicemos”. (Livro O que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação, capítulo 6).

Diretoria – O Instituto Seicho-No-Ie de Reflorestamento tem como mantenedora a SEICHO-NO-IE DO BRASIL e sua sede física ficará na praça Hachiro Miyazaki, nº 50, Parque Jabaquara, São Paulo-SP (próxima da Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL). Haverá uma Assembleia Ordinária anual e extraordinárias, sem­pre que necessário. Inclusos o Professor Mukai e a Professora Marie, a direto­ria ficou assim composta: Diretor Técni­co, preletor Ceueti Nakano;  Diretor Administrativo Finan­ceiro, preletor Antonio Shotaro Ishida Oshima; Diretor Jurídico, preletor Noriyo Enomura; secretário, preletor Sinji Takahashi. Conselho Consultivo: Presidente, preletor Junji Miyaura; integrantes, Maria Marques Porfírio, Narciso Antonio Zanin e Newton Sponholz. Conselho Fiscal (efetivos): preletor José Adalton de Oliveira, preletor Adeildo Paulino e preletor Jair Muniz Arruda. Conselho Fiscal (suplentes): preletor Carlos Koji Takahashi, Renato Naville e Sérgio Massatoshi Miyazaki.