Instagram oficial da Seicho No Ie do Brasil
Google Plus + oficial da Seicho No Ie do Brasil
twitter oficial da Seicho No Ie do Brasil
Youtube oficial da Seicho No Ie do Brasil
Facebook oficial da Seicho No Ie do Brasil

04/11/2010
Instituto  Seicho-No-Ie de reflorestamentoé  fundado e diretoria toma posse


Foi dado um importante passo legal para aquisição de área que será reflorestada em parceria com a Sede Internacional

O dia 28 de setembro de 2010 tem lugar garantido no calendário das principais datas históricas da SEICHO-NO-IE do Brasil. Nele se realizou a Assembléia Geral de constituição do Instituto Seicho-No-Ie de Reflorestamento, organização criada para dar andamento à ideia de reflorestar 500 hectares de área degradada aqui no Brasil. A ação faz parte dos planos da Sede Internacional de concretizar o “Carbono Zero” nas atividades da Sede Internacional, do Templo Matriz e do Templo Uji, ou seja, todas as atividades geradoras de gás carbônico, nessas unidades, serão neutralizadas por ações que sequestram gás carbônico da natureza.

Assembleia – De acordo com o estatuto que foi aprovado na assembleia, o instituto terá como “atividade prioritária ações como o plantio de árvores, reflorestamentos de áreas degradadas e recuperação de mata ciliar”. A primeira formação da diretoria, eleita para um mandato de quatro anos, tem como Diretora-Presidente a Professora Marie Murakami, Diretora-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, e como Diretor-Vice-Presidente o Professor Yoshio Mukai, Presidente Doutrinário para a América Latina.

– A Sede Internacional está apenas aguardando a tramitação legal para liberar as verbas de doações que já estão sendo feitas por adeptos de lá. Cerca de 90% de todo o investimento virá de fora. – Explica a Prof.ª Marie.

Local – Os trâmites legais do registro do instituto devem ir até dezembro deste ano. Após isso, será procurada uma área preferencialmente nos arredores da Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna-SP. O objetivo é possibilitar que seminaristas possam realizar as atividades de gratidão no local. Uma empresa especializada será contratada a fim de dar suporte técnico a cada passo da iniciativa.

Associados – O instituto terá associados contribuintes e associados voluntários. Pessoas físicas, instituições e empresas poderão fazer doações para manutenção e desenvolvimento das ações. Aqueles que quiserem poderão prestar serviços voluntariamente e de forma solidária.

– O instituto é uma grande oportunidade de manifestarmos nosso amor. Todas as iniciativas da Seicho-No-Ie, nos últimos tempos, que fizeram da Sede Internacional referência mundial no assunto, e que aqui no Brasil ganharam ainda mais força com a Certificação ISO 14.001, têm como base religiosa, segundo o nosso Supremo Presidente, Professor Masanobu Taniguchi, as “quatro atitudes imensuráveis” – amor, compaixão, alegria e desprendimento –, que fazem com que vivamos de modo concreto o amor ao próximo, o que inclui o meio ambiente. – Explica a Professora Marie.

Votos de aprimoramento – Ainda de acordo com a Diretora-Presidente, o caráter social, cultural e humanitário do instituto, que visa à preservação da biodiversidade através de ações que minimizem o efeito estufa, nada mais é do que colocar em prática o quarto item dos Votos de Aprimoramento Espiritual dos Adeptos da Seicho-No-Ie, de autoria do Professor Masaharu Taniguchi: “Ao contemplarmos o céu, as estrelas, o mar, a terra, o fogo, a água, os campos verdejantes, as flores, enfim, todos os elementos da Natureza e os seres viventes, apreendamos em seu âmago a perfeição da Vida de Deus. Amemos, respeitemos e reverenciemos essa Vida, e jamais a desperdicemos”. (Livro O que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação, capítulo 6).

Diretoria – O Instituto Seicho-No-Ie de Reflorestamento tem como mantenedora a SEICHO-NO-IE DO BRASIL e sua sede física ficará na praça Hachiro Miyazaki, nº 50, Parque Jabaquara, São Paulo-SP (próxima da Subsede da SEICHO-NO-IE DO BRASIL). Haverá uma Assembleia Ordinária anual e extraordinárias, sem­pre que necessário. Inclusos o Professor Mukai e a Professora Marie, a direto­ria ficou assim composta: Diretor Técni­co, preletor Ceueti Nakano;  Diretor Administrativo Finan­ceiro, preletor Antonio Shotaro Ishida Oshima; Diretor Jurídico, preletor Noriyo Enomura; secretário, preletor Sinji Takahashi. Conselho Consultivo: Presidente, preletor Junji Miyaura; integrantes, Maria Marques Porfírio, Narciso Antonio Zanin e Newton Sponholz. Conselho Fiscal (efetivos): preletor José Adalton de Oliveira, preletor Adeildo Paulino e preletor Jair Muniz Arruda. Conselho Fiscal (suplentes): preletor Carlos Koji Takahashi, Renato Naville e Sérgio Massatoshi Miyazaki.