Campanha da Seicho-No-Ie de Expansão da Energia Natural

O PROJETO

Movimento Energia Verde

A Sede Internacional da Seicho-No-Ie criou uma ação amiga do meio ambiente, dando início ao projeto "Movimento Energia Verde".

Visando conscientizar as pessoas ao redor do mundo sobre a importância de gerarmos energia de fontes limpas e renováveis.

Pedimos que se junte a nós neste grandioso movimento para promover obtenção de energia limpa, sem dependência da energia nuclear.

Você pode começar fazendo a diferença, ajudando na redução da emissão de CO2 por meio de sua doação.

Até o dia 31 de dezembro de 2016, a Seicho-No-Ie promove campanha para arrecadar fundos para a instalação de painéis de energia solar na Província de Fukushima, região duramente atingida pelos efeitos do terremoto e tsunami de 2011, no Japão. Serão postos em operação 3.024 painéis de 255W de capacidade geradora cada, equivalente ao consumo elétrico de aproximadamente 233 residências e à absorção anual de CO2 de mais de 26 mil pinheiros.

Os doadores poderão contribuir com cotas de 10.000 ienes cada (aproximadamente R$ 321,00). Contribuindo com cinco (05) cotas, a pessoa física/regional/empresa terá ajudado com o equivalente a um (01) painel solar, e, se assim desejar, terá seu nome gravado próximo aos painéis solares, e publicado em site da Sede Internacional.

 

Escritório na floresta
foto: Sede Internacional

Seicho-No-Ie "Office in the Forest"

A Seicho-No-Ie transferiu a Sede Internacional para o "Escritório na Floresta" (cidade de Hokuto, província de Yamanashi), onde desde então opera com emissãozero de gases do efeito estufa, à base de energias solar, biomassa e baterias de íon-lítio. Considerado o primeiro Edifício de Energia Zero do Japão, a edificação já ganhou premiações expressivas nas áreas ambiental e arquitetônica, como o 23º Grande Prêmio do Meio Ambiente Global – "Prêmio Ministro do Solo e Transportes".

 

OBJETIVO

Denominada de Campanha de Arrecadação de Fundos da Expansão da Energia Natural da Seicho-No-Ie, a iniciativa é mais uma da série de ações de grande porte e repercussão da Seicho-No-Ie, que objetiva dar exemplo de como abandonar o estilo de vida que prioriza a matéria, como preservar a natureza e adotar a energia natural, a fim de evitar deixar um legado negativo às próximas gerações.

A instalação denominada Seicho-No-Ie Fukushima Nishigo Sora Hatsudensho terá capacidade anual estimada em aproximadamente 790.000kWh, com potência geradora de 771kW, e redução anual de emissão de CO2 estimada em aproximadamente 374 toneladas. A totalidade dos valores arrecadados será aplicada exclusivamente nos painéis.

 

Usina Solar de Fukushima Usina Solar de Fukushima Vista Aérea

Usina Solar de Fukushima
fotos: Sede Internacional

 

HISTÓRICO

No mundo atual, devido ao clima anormal causado pelo aquecimento global, as calamidades naturais ocorrem com frequência, a produção de alimentos não aumenta e muitos animais e vegetais correm o risco de extinção. Nessa situação, a expansão de energia natural e a ainda maior da eficiência energética são as chaves para a redução do aquecimento global e diminuição dos danos causados pelas mudanças climáticas. No mundo, 164 países definiram metas, programas de auxílio, etc., para introduzir a energia natural, e no final de 2014, estimou-se que as instalações de energia natural sejam responsáveis por 27,7% da produção de energia elétrica gerada no mundo, alcançando a proporção correspondente a 22,8% da demanda mundial de energia elétrica. Desse total, 0,9% é a energia solar que atinge 177GW, com um aumento de 48 vezes nos últimos 10 anos.

Mas no Japão, como se tivéssemos esquecido a lição do Grande Terremoto no Leste do Japão, e baseado na política que prioriza a economia, vemos um forte movimento que tenta manter a "velha civilização" que é dependente da energia nuclear e das energias fósseis. A composição da fonte de energia elétrica de todo o Japão em 2014 foi 87,8% com as termoelétricas, 9,0% as hidroelétricas e 3,2% as geotérmicas e novas fontes de energia; enquanto em agosto de 2015. Assim, estamos longe de sermos uma sociedade sustentável.

Nós, que vivemos na atualidade, devemos refletir sobre o que nosso modo de vida irá legar para as próximas gerações. O que a "velha civilização" deixa são grandes quantidades de gases de efeito estufa na atmosfera, clima rigoroso, solos e ecossistemas degradados, resíduos nucleares nocivos, sendo todos eles coisas que trazem riscos de vida.

Kyoto vista aérea

Kyoto vista aérea
foto: Sede Internacional

A Seicho-No-Ie pensa que isso pode ser mudado com o amplo uso da energia natural, em que a sociedade humana concretizará o "abandono da energia nuclear" e a "redução do aquecimento global". Com base nessa premissa, em 2013 a Sede Internacional da Seicho-No-Ie foi transferida para o "Escritório na Floresta" (cidade Hokuto, província de Yamanashi). Concluído em julho de 2013, a nova instalação torna mais harmoniosa a convivência com a natureza, provando ser possível um modo de vida em que o progresso da humanidade não signifique destruir o meio ambiente. No "Escritório da Floresta" se opera com emissão zero de gases do efeito estufa, à base de energia solar, biomassa e baterias de íon-lítio. Considerado o primeiro Edifício de Energia Zero do Japão, a edificação já ganhou premiações expressivas nas áreas ambiental e arquitetônica, como o 23º Grande Prêmio do Meio Ambiente Global – "Prêmio Ministro do Solo e Transportes".

Ao utilizarmos tecnologias de última geração e abandonando o estilo de vida que prioriza a matéria, é possível manter o modo de vida que não deixa um "legado negativo" para as próximas gerações. Em especial, mudar rapidamente a principal energia da civilização humana para a energia natural é uma questão deveras importante e urgente para diminuir as vítimas de calamidades naturais e preservar a rica natureza.
Com base nesse pensamento, a Seicho-No-Ie vem divulgando amplamente a campanha para a arrecadação das doações entre os adeptos e também junto às pessoas que compartilham o mesmo ideal, para desenvolver como um projeto internacional a instalação do Projeto Megassolar (geração de energia fotovoltaica em grande escala). Em 2015, instalamos o Projeto Megassolar de 1.704kW em Quioto e em seguida a instalação de energia solar de 771kW em Fukushima, província que sofreu grandes danos com o acidente da usina nuclear e que está se empenhando na criação de uma sociedade que não dependa de energia nuclear, com a utilização ativa da energia renovável.

Para concretizar a futura sociedade onde a natureza e os seres humanos crescem juntos, contamos com a sua colaboração para "Movimento de Expansão da Energia Natural" da Seicho-No-Ie.

Os inconvenientes da energia nuclear têm sido discutidos. Há muitas questões em aberto sobre os acidentes nucleares, o armazenamento do lixo radioativo, o combustível nuclear usado, etc. Por outro lado, a demanda energética do Japão está crescendo, sendo necessária enorme quantidade de geração de energia.

Convidamos você para fazer parte deste novo modo de vida, baseado no respeito a todos os seres vivos. O futuro depende do que fizermos agora. Então, escolhamos criar um futuro luminoso para as próximas gerações, por meio de atos de amor ao nosso planeta.

 

Kyoto vista aérea Observatório de Kyoto

Kyoto vista aérea e Observatório de Kyoto
fotos: Sede Internacional

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS

P: A doação pode ser feita por qualquer pessoa?

R: Sim. Qualquer pessoa poderá contribuir.
Poderá contribuir também em nome dos pais, filhos, amigos, da organização, da empresa ou do grupo.

 

P: Onde posso saber sobre a quantidade de energia gerada e o volume de redução de carbono?

R: A energia gerada será publicada periodicamente no site específico. Sobre o volume da redução de carbono também será publicado anualmente no site específico.

 

P: É possível visitar as instalações dos geradores solares?

R: As visitas poderão ser solicitadas por meio de uma Sede Regional mais próxima de sua residência.

 

Para mais informações, acesse: http://www.sni.org.br/ondeencontrar

 

COMO CONTRIBUIR

Quem pode contribuir

- Qualquer pessoa pode doar, inclusive no nome de pais, filhos e amigos, se assim preferir.

- Pessoas jurídicas, regionais e ou núcleos da Seicho-No-Ie, ou ainda grupos de pessoas, também podem registrar doações.

- Quem doar de 1 a 4 cotas, terá o nome colocado em placa de 3,0cm x 13,5cm.

- A partir de 5 ou mais cotas, o nome será afixado em placa na dimensão de 6,0cm x 27,0cm, que será afixada em local determinado na usina.

- As doações terão o objetivo de compensar todo o CO2 emitido pela Sede Central, Subsede e Academia de Ibiúna, de forma que até 2.020 possamos atingir o “Carbono Zero”.

Como contribuir

No Brasil:

Depósito no Banco Bradesco
Agência - 3392-8
Conta Corrente - 5.905-6
CNPJ - 61.278.388/0001-81

Obs.: Neste caso, enviar mensagem para o e-mail doacaofukushima@sni.org.br, juntamente com o nome do doador, valor e data do depósito, caso autorize que seu nome seja divulgado no website da Sede Internacional e da Seicho-No-Ie do Brasil, conforme critério descrito acima.

 

Mais informações no telefone (11) 5014-2233.

As doações também poderão ser feitas pelos Websites da Sede Internacional:

Em inglês: www.jp.seicho-no-ie.org/naturalpower-en/form

Em japonês: www.jp.seicho-no-ie.org/naturalpower/form/

 

DOADORES

FUMIO NISHIYAMA

JUNJI MIYAURA

ANTONIO SHOTARO ISHIDA OSHIMA

CARLOS HENRIQUE MERLI DE OLIVEIRA

FERNANDO FARIA GUASPARI

DANIELA SATIE MAEKAWA

ENIO MAÇAKI HARA

VIVIANE TENÓRIO DE MACEDO HARA

JANETE UBEDA

LUIZ TAKEO ONUKI

REG. AL-MACEIÓ

MARIANE DA SILVEIRA ARAUJO LUCHINI

MARIO GABRIEL FRANÇA DA SILVA

JOSÉ ADALTON DE OLIVEIRA

FILOMENA DE CAIRES OLIVEIRA

LUCAS DE CAIRES OLIVEIRA

ISABELA DE CAIRES OLIVEIRA

MATEUS DE CAIRES OLIVEIRA

SEICHISTI SAITA

KATIA METRAN SAITA

LEONICE REZENDE DE CASTRO ARCANJO

PAULO CESAR NORIHIKO HIRANO

MARILZA SERRÃO DAIGNEAULT

CELINA MIAKO HORIISHI

APARECIDA TAMAE OGOSHI

YUÇUKE TAKANO

LILIAN SUZI BAFFI NORIMATSU

HARUHIKO YAMAMOTO

A.L. PINHEIROS SHIROHATO DA REG. SP-2

YURIKO KANDA

DEOLINDA VOI PAULO

SORAYA SASSAKI SAITO

ANDERSON ISSAMU KAKIHATA

AKITOMO Y. HASCIMOTO

SHIZUKA HORIUTI

YUTAKA YOKOYAMA

A.L. ARPOADOR SOOHAKU - REG. SP-2

A.L. VILA SÔNIA SOOHAKU - REG. SP-2

A.L. PQ. CONT. SHIROHATO - REG. SP-2

A.L. JD. BONFIGLIOLI SOOHAKU - REG. SP-2

A.L. CAMPO LIMPO SOOHAKU - REG. SP-2

A.L. MITSUWA SOOHAKU - REG. SP-2

AUGUSTO JOAQUIM NEVES

HEITOR NAVARRETE BISI

LUIZA TIEKO NAKANE ISHIBASHI

MARCELO KRASUCKI SIERRA

MARIA IZABEL DE FARIA SUNDIN DO LAGO

PANGEA SOLAR

PATRICIA REGINA LIMA NAVARRETE

 

CONTATO

  • Nome

  • Telefone

  • Email

  • Mensagem

Seicho-No-Ie do Brasil Av. Eng. Armando de Arruda Perereira, 1266 - Jabaquara - São Paulo - Fone:(11) 5014-2222 Copyright © Todos os direitos reservados.