educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

Semeando Árvores de Sonhos!

O CEIMAR inova mais uma vez e implanta uma iniciativa de extrema importância dentro da área educacional – o incentivo à construção de sonhos.

Já nos ensina o Prof. Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, que "o sonho é a vivenda da esperança". Muito importante principalmente na juventude, o ato de acalentar grandes sonhos para o futuro proporciona esperança aos jovens, mesmo que estejam inseridos numa realidade em que sonhar é a única coisa que se pode fazer para melhorar o futuro.

Visando ampliar os horizontes dos jovens e crianças da instituição, o CEIMAR desenvolve uma atividade que consiste na construção de uma "árvore de sonhos", como símbolo da crença de que, não importam quais sejam as circunstancias atuais, o futuro certamente será luminoso.

Essa atividade é desenvolvida em sala de aula, onde os alunos registram os seus sonhos para o futuro, tanto em relação a um mundo melhor, um ambiente melhor, quanto ás suas expectativas pessoais de crescimento na família, nos estudos, etc.

Para essa atividade, os alunos constroem uma árvore, dotada de um caule, que desemboca em folhas, em cujo interior são registrados os sonhos de cada um. O caule é então fixado na parede, e além de contar com o registro dos sonhos, também constam lá, as estratégias que serão usadas para que os sonhos sejam efetivamente alcançados. Dentro dessa reflexão, o jovem é levado a concluir que a responsabilidade pela construção de um mundo melhor para si e para os outros depende do esforço de cada um. Espera-se que o educando considere o sonho registrado na árvore como um estímulo na busca pela sua concretização, afetando também seus familiares, que ficam orgulhosos quando tomam consciência das metas de vida estabelecidas pelos jovens.

No Livro dos Jovens lemos "Jovem, sonhem e cresçam bem alto!". Através do trabalho do CEIMAR vemos esse conselho do nosso querido Prof. Masaharu Taniguchi se tornando uma feliz realidade!

 

 

 

 





Voltar