educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

QUERUBIM, UM RECURSO PEDAGÓGICO DO 1º AO 9º ANO

Com o tema Leitura Compartilhada, os professores da Fundação Grande Harmonia e da escola CEIMAR, em Maracajaú, usaram o jornal Querubim como recurso pedagógico com ótimos resultados.

Tudo começou com a coordenadora pedagógica, Sandra Cristina da Silva que, lendo o jornal, percebeu que ele tinha um conteúdo muito rico e que poderia ser usado como ferramenta pelas áreas específicas de todos os anos. Ela decidiu, a partir daí, usá-lo durante o mês de abril em todas as turmas, totalizando 287 alunos.

Os jornais foram separados por turmas do 1º ao 9º ano e os professores seguiram a orientação da coordenadora. As orações foram usadas como forma de expressão oral e sintonia mental. As “pegadinhas” foram um recurso de leitura e proporcionaram um momento de descontração e brincadeiras. O “mestre Cuquinha” permitiu estudar proporções e medidas na aula de matemática; os alunos prepararam a receita apresentada pelo Cuquinha e fizeram a degustação. O “Planeta em Harmonia” foi utilizado nos estudos sobre o meio ambiente e também na disciplina de ciências. Na última folha, com as histórias do preletor Junji Miyaura, foram realizadas leituras compartilhadas e trabalhados os sinais de pontuação, parágrafo, acentuação gráfica, bem como a moral da história.

Sandra conta que: “o Querubim tem se revelado um recurso de grande utilidade para os professores e de alegria e ensinamentos para os leitores”.


Por: Dorealice de Alcântara e Silva





Voltar