educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

Educando a vida com autonomia

Fevereiro de 2013 começou bem no CEIMAR – Centro de Educação Integrada de Maracajaú. Foi iniciado o projeto “Educando a vida com autonomia”, com a participação de trinta educadores. O objetivo foi possibilitar a melhoria da qualidade do ensino, conciliando a necessidade de se dar mais atenção aos educandos que permanecem em tempo integral na escola, com observações sobre como acontece a construção da própria imagem pelo educando e o reconhecimento da autonomia por esses educandos.

Desenvolvido pela equipe do CEIMAR, o projeto tem duração prevista para dois anos. “Ou enquanto necessitarmos — educadores e educandos — de aprofundamento para executar um roteiro com autonomia”, explica a coordenadora pedagógica, Sandra Cristina.

O tema do projeto, “Liberdade e autoridade (autonomia)”, surgiu de pesquisa de campo na própria escola e de estudos de Howard Gardner, Paulo Freire, Lauro de Oliveira Lima, Maria Montessori e Elvira de Souza, em especial. Ele é direcionado para o Fundamental I e II (do 4º ao 9º ano).

Segundo a coordenadora Sandra Cristina da Silva, a equipe estudou as inteligências de Howard Gardner, o livro Liberdade e Autoridade, de Paulo Freire, e temas correlatos baseados nos autores Lauro de Oliveira Lima e Maria Montessori, principalmente. Estes estudos foram muito úteis para trabalhar a questão da autonomia. Posteriormente, um estágio da equipe no Projeto Âncora favoreceu o andamento com os roteiros de estudo e tutorias em sala de aula.

“Estamos desenvolvendo um projeto semelhante desde 2011, com todas as salas de aula, fazendo mudanças de professores com a intenção de melhorar os alunos com déficit de leitura e escrita”, lembra a coordenadora. “O projeto de autonomia, contudo, prossegue demonstrando para os alunos que eles têm capacidade infinita e várias inteligências para serem trabalhadas e valorizadas”, conclui.

 




Voltar