educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

O mundo se move quando eu me movo

Ainda embalada pelo clima de alegria e reflexão proporcionado pelo I Congresso Latino-Americano de Ed. da Vida da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, a Superintendência das Atividades dos educadores promoveu no dia 30 de setembro de 2012, no Salão Nobre da Sede Central, o Seminário Especial para Educadores. Tendo como tema “O mundo se move quando eu me movo”, o evento reuniu educadores de todo o Estado de são Paulo, que se reuniram para aprender com os professores Ruy César do Espírito Santo, convidado especial, e prel. Marcos Rogério Silvestri Vaz Pinto, Superintendente das Atividades dos Educadores.

“O sagrado na educação” foi o assunto tratado pelo prof. Ruy César do Espírito Santo, que, citando Sócrates, pontuou a necessidade do ser humano de conhecer a si mesmo e, “ter consciência do infinito, trazer o infinito para dentro de nós”. O professor afirmou ser primordial a Educação viver a sacralidade, lembrando a responsabilidade de cada um resgatar sua própria história, a fim de que se possa viver plenamente o processo de transformação. Para tal, continua o professor, é fundamental haver “conexão com o sagrado, fazer uma releitura para aguçar a percepção dos sinais divinos”. Segundo o professor, “a conexão com o sagrado é que vai permitir entender melhor a realidade vivida.” Para conseguir essa conexão, uma das dicas do professor para os adultos é “aprender a brincar”.

Já que brincar, como foi visto, parece ser mesmo um assunto muito sério, foi com muito bom humor e alegria que o professor e preletor Marcos Rogério S. V. Pinto abordou o tema “A inteligência que atua no nada”. Tomando por base os problemas muitas vezes enfrentados pelos professores em seu cotidiano, o professor Marcos trouxe para a discussão os estudos contidos n “A Verdade da Vida”, vol 14, lembrando da necessidade de se romper com a memorização e com as preocupações menores que “tanto causam perda da preciosa energia humana”. No lugar da preocupação, o professor sugere um novo olhar sobre os fatos, sobre a valorização das relações intrapessoais construídas pelos alunos e de outros saberes desenvolvidos por eles. Esse novo olhar acompanhado pelo uso das boas palavras, ou seja, das palavras positivas, de incentivo e de elogio são capazes de “mover o mundo”, que “se move quando eu me movo”.

O Seminário Especial para Educadores é um evento anual, promovido em comemoração ao Dia dos Professores. Mas não é necessário aguardar um ano inteiro para ter acesso a essas e outras informações importantes para a Educação. A Superintendência das Atividades dos Educadores promove mensalmente os Encontros da Educação da Vida, que ocorrem sempre no 3º. Domingo do mês no Salão Nobre da Sede Central. Vale a pena conferir!

Veja também:
Ciclo de Estudos da Educação da Vida
Seminário de Treinamento Espiritual para Educadores

Acesse o site: http://www.sni.org.br/congresso/

 




Voltar