educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

Diário de Elogios da Seicho-No-Ie – expandindo os horizontes da aplicação da Educação da Vida pelo Brasil


A Educação da Vida, princípios doutrinários da Seicho-No-Ie aplicados à Educação, ganha cada vez mais espaço no cenário pedagógico brasileiro. Graças ao trabalho de divulgação, desempenhado pela Superintendência das Atividades dos Preletores da Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil e de seus devotados colaboradores, os Presidentes das Atividades dos Educadores e suas diretorias regionais, os horizontes para a aplicação destes princípios estão se difundindo amplamente pelo nosso país.

Um dos meios pelos quais esse trabalho é realizado é a implantação do CEEV – Ciclo de Estudos da Educação da Vida – ciclos de estudo deste método pedagógico, com duração de três anos, espalhados pelo Brasil através das regionais doutrinárias. Este curso está expandindo a aplicação da pedagogia da Seicho-No-Ie nas escolas, uma vez que é direcionado principalmente aos professores e profissionais da área, que por sua vez fazem-no chegar até as salas de aula onde sua aplicabilidade pode ser realmente comprovada. Nele são passados fundamentos importantes para a correta educação, bem como ensinadas práticas que fazem desabrochar os talentos naturais das crianças e a verdadeira educação do homem integral.

Um ótimo exemplo dessa expansão está ocorrendo no estado de Rondônia, região norte do país. A professora Liliana Catais Martins de Souza, membro atuante da Associação Regional dos Educadores da Seicho-No-Ie da cidade de São José do Rio Preto (SP), foi convidada pela Secretaria da Educação de Rondônia para uma apresentação a ser realizada no mês de agosto de 2015, demonstrando a eficácia da prática conhecida como Diário de Elogios. Na ocasião, serão convidados os professores, profissionais da área e autoridades locais, dando ênfase na participação dos educadores da zona rural.

A prática do Diário de Elogios consiste, em linhas gerais, na elaboração de uma lista das qualidades que estão manifestadas, ou seja, mais evidentes, naquele momento, com vistas a estabelecer uma perspectiva positiva de si mesmo e do outro, para assim fazer emergir outras qualidades que momentaneamente estão somente no campo da potencialidade. Isso se baseia no fato de que somente o que for reconhecido pela mente humana que passa a se manifestar objetivamente. Esta prática é capaz de direcionar a atenção da mente para a parte positiva e iluminada das pessoas e tirar o foco mental das partes que ainda precisam ser melhoradas. O efeito disso é o aumento da autoestima, da autoconfiança e a descoberta de capacidades que já existem, mas que passam despercebidas por pais e professores.

O convite para a apresentação da Profa. Liliana veio como consequência dos resultados obtidos por ela em sala de aula, na cidade de São José do Rio Preto (SP), que também foi implantado na cidade de Iturama (MG). O objetivo é aplicar o método nas escolas municipais de Rondônia. Vários relatos sobre a eficácia desta prática chegam ao conhecimento da Associação dos Educadores. O evento será realizado no decorrer de vários dias, sendo o primeiro reservado para uma palestra com a demonstração do projeto e toda a dinâmica pedagógica e bibliográfica utilizada em Iturama. No segundo dia haverá oficinas pedagógicas explicando como efetuar no dia-a-dia o projeto, a confecção de material e a parte teórica, e finalmente, no terceiro dia, haverá uma palestra para os pais, esclarecendo como conduzir a educação dos filhos através da Educação da Vida.

Além desta oportunidade, a Profa. Liliana fará ainda uma apresentação desta mesma prática na cidade de Monte Alto, interior do estado de São Paulo, também a convite da secretaria de Educação do município. Isso comprova que o que é realmente bom, não deixa de ser reconhecido. A Educação da Vida, que promove a felicidade da humanidade na área educacional, está sendo reconhecida pelos resultados positivos que advém da sua aplicação.

Coroando as iniciativas nesse campo educacional, temos no próximo mês de outubro, dos dias 10 a 12, o II Congresso Latino-Americano de Educação da Vida, que será realizado na região norte da cidade de São Paulo (SP). Esse Congresso é fruto do material desenvolvido durante as atividades do CEEV – memoriais e trabalhos de aplicação da Educação da Vida – que mais se destacaram como instrumentos de transformação pessoal tanto dos alunos quanto dos professores que os aplicaram. Mais informações podem ser acessadas no endereço http://sni.org.br/educadores/default.asp.

Caso tenha se interessado em conhecer mais profundamente a Educação da Vida preconizada pela Seicho-No-Ie, sinta-se à vontade para contatar a Superintendência das Atividades dos Educadores da Sede Central da Seicho-No-Ie do Brasil no telefone (11) 5014-2200, ou através do site http://sni.org.br/educadores/ciclo_de_estudo_da_vida.asp. Veja por si mesmo o poder transformador das práticas educacionais da Seicho-No-Ie e as infinitas possibilidades que nascem da aplicação da “Educação da Vida”.



Voltar