educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

Creche Paraíso cultiva o Amor pelo meio ambiente

No mês de outubro passado, as crianças da creche comunitária Paraíso tiveram seu senso de respeito ao meio ambiente exercitado através de uma visita a uma fazenda de grande porte na cidade de Piracaia, interior de São Paulo.

Obedecendo às diretrizes do Movimento de Iluminação da Humanidade encetado pela Seicho-No-Ie, em que se ministra uma educação de total valorização da vida e profundo respeito ao meio ambiente, os profissionais e as crianças atendidas pela creche puderem experienciar por si mesmas o contato com a natureza, a convivência com animais diversos e ampliar os conhecimentos acerca dos processos naturais que envolvem o ciclo de vida de todos os seres vivos. Essa vivência influi positivamente na construção de uma personalidade pluralizada, em que todos os seres são respeitados em seu habitat natural e convivem harmoniosamente com as demais espécies.

As crianças foram apresentadas aos diversos animais: vacas, porcos, cavalos, galinhas, pássaros, aprendendo a apreciar seus movimentos, os sons que cada um emite, os hábitos alimentares, etc., bem de pertinho. Puderam observar o modo de vida de cada um e conhecer a importância de cada espécie dentro do contexto global da natureza. Para esse passeio, a Prefeitura de Atibaia disponibilizou dois ônibus, através da Secretaria da Educação, propiciando a todos um dia inesquecível de muita diversão e aprendizado. As crianças puderam tirar leite da vaca, pegar os ovos das galinhas, descobrir de onde vem a lã que usamos tão cotidianamente vendo os carneiros e chupar ali mesmo as jabuticabas colhidas diretamente do pé.

"O meio ambiente tem alma como a gente!" – essa frase, de uma das canções da Seicho-No-Ie, precisa ser efetivamente vivenciada por cada um de nós, principalmente pelas crianças, que herdarão o futuro do nosso querido e tão vilipendiado planeta. Nossa parte está sendo feita; as crianças da Seicho-No-Ie certamente serão cidadãos conscientes da importância de todas as espécies de vida e servirão de exemplo no que se refere à ética ambiental. Educar para a preservação da vida também é um dos objetivos do método educacional da Seicho-No-Ie.




Voltar