educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

Conscientização ambiental – Oficina de Sabão Caseiro

O CEIMAR desempenha um papel ativo na conscientização da preservação do meio ambiente. Seguindo as diretrizes internacionais do Movimento, que preza pela valorização da vida em todas as suas instâncias, oferece oficinas a comunidade para ensinar como fabricar sabão caseiro a partir do óleo de cozinha usado.

No CEIMAR ensina-se a comunidade a aproveitar o óleo que iria pelo ralo da pia para a fabricação de sabão caseiro. Essa oficina já existe há alguns anos, e destina-se, sobretudo, ás mães dos alunos, que aprendem não só a fazer sabão, mas a importante consciência de que podemos ajudar (e muito!) nosso planeta a sair do sufoco com pequenas atitudes que fazem toda a diferença. Quantos milhões de litros de água já deixaram de ser poluídos com esse simples gesto? Não obstante essa boa ação perante a natureza, as famílias ainda são beneficiadas, pois podem fazer desse sabão mais uma fonte de renda.

Essa iniciativa é extremamente importante do ponto de vista ecológico, pois sabemos que o óleo de cozinha usado, quando descartado de maneira incorreta, causa danos difíceis de serem revertidos no meio ambiente. Presente na grande maioria dos lares brasileiros, onde é largamente utilizado para frituras, o óleo usado descartado diretamente no ralo da pia, polui córregos, rios, riachos, oceanos e o solo, danificando ainda o próprio encanamento da casa. Por ser uma substância composta por triglicerídeos, que não se misturam á água, os óleos vegetais interferem na passagem de luz na água, afetam o crescimento da vegetação local e impede a transferência do oxigênio na água, o que afeta grandemente o desenvolvimento de várias espécies de vida aquática. Existem estudos que afirmam que um litro de óleo de cozinha jogado no ralo da pia polui um milhão (sim, um milhão!) de litros de água, encarecendo em até 45% o processo de despoluição. Como se isso tudo não bastasse, o contato do óleo de cozinha com a água do mar gera uma reação química que libera grande quantidade de metano na atmosfera, contribuindo para o aumento do efeito estufa. A boa notícia é que esse óleo usado pode ser reaproveitado para confecção de sabão, massa de vidro, biodiesel e fertilizantes.

Você também pode se juntar a nós nessa boa ação! Se você não sabe fazer sabão caseiro, não tem problema. É só evitar descartar o óleo usado no ralo da pia (ou em qualquer outro lugar); acondicione-o numa garrafa pet e leve até um ponto de coleta mais próximo. Assim, mais alguns milhões de litros de água serão salvos e seu coração certamente se sentirá feliz com esse ato de amor!




Voltar