educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

Caravana visita Fundação e conhece o Projeto Maracajaú Sustentável

Encantamento e diversão se misturaram durante a visita da caravana organizada pela Sede Central ao município de Maxaranguape, no estado do Rio Grande do Norte. Contando com 73 participantes, essa visita tinha como objetivo principal conhecer as instalações do CEIMAR – trabalho educacional desenvolvido pela Fundação da Grande Harmonia, entidade ligada a SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Em quatro dias, além dos passeios pelos principais pontos turísticos da região, os participantes da caravana puderam ver de perto a aplicação do método educacional da Seicho-No-Ie - a Educação da Vida no CEIMAR.

A programação também contou com uma palestra sobre o histórico da Fundação, mesa redonda com os educadores do CEIMAR, na qual foram compartilhadas experiências pedagógicas que comprovam a eficácia do método, apresentações realizadas pelos alunos da Orquestra de Flautas e apresentações de trabalhos pedagógicos.

Tudo pode ser vivenciado num clima de alegria, em que todos se beneficiaram compartilhando experiências e reconhecendo que a Verdade - Homem Filho de Deus - aplicada à educação realmente proporciona resultados fantásticos no desenvolvimento dos educandos. Para finalizar, houve uma grande confraternização na escola juntamente com participantes da caravana e da comunidade que atualmente fazem parte do Projeto Maracajaú Sustentável.

Esse projeto nasceu no final de 2012, como uma alternativa da comunidade para enfrentar seus problemas. Dentre eles: desemprego, violência, fome, drogas e muitas outras dificuldades que causavam muitos transtornos. A partir daí, surgiu a ideia de resgatar grupos folclóricos e trabalhos de artesões locais que estavam no esquecimento.

O Projeto Maracajaú Sustentável teve adesão de artesãos, artistas locais e alunos da Fundação Grande Harmonia e deu origem a dois eventos. O "Ensaio Aberto do Maracajaú Festival de Cultura", no dia 13/10/13, especialmente realizado para a caravana organizada pela Sede Central, que reuniu integrantes de diversas partes do Brasil.

O Ensaio Aberto foi um sucesso, e encantou os participantes da caravana e da comunidade iniciando com o "5º Batizado de Capoeira da Fundação Grande Harmonia", prestigiado também por grupos de capoeira convidados. Foram apresentadas outras atrações de música, canto, dança.

Resgatados pelo projeto "Maracajaú Sustentável", com mais de sessenta anos de tradição, apresentaram-se o "Pastoril" com um grupo de senhoras da ADCOM - Associação de Desenvolvimento Comunitário de Maracajaú; o "Pastoril infantil da Fundação Grande Harmonia" organizada pela professora Flávia, o "Carimbó", grupo musical organizado pela professora Monikarla, o grupo "O canto do pescador", com alguns dos primeiros músicos de Maracajaú.

Destaque também para a belíssima participação de capoeira do prof. Marcos Rogério, que se envolveu com a comunidade e os visitantes contribuindo com a apresentação dos grupos e entrevistando-os.

Nos dias 26 e 27 de outubro aconteceu o segundo evento do Projeto Maracajaú Sustentável, o Maracajaú Festival de Cultura. Foi sucesso também com os artistas da comunidade, da Fundação e convidados como o Grupo de capoeira "Maracaxé" tocando o Hino Nacional com o berimbau; Banda "Batuque Social" com instrumentos confeccionados com materiais recicláveis; As Praias – Escola prof. Calixto, Violão e flauta- prof. Emerson Jean de Oliveira Pereira; Pastoril Fundação, prof.ª Flávia; o cantor Fernando Luna; Orquestra Grande Harmonia, regência do Maestro Juarez Cravo da Silva Júnior, executando o Fantasma da Ópera, Asa Branca, Universo Magnificente, Pratique o bem e outras peças; grupo de Macule-lê Pegada do Siri; Show de Capoeira Maracaxé; Forró pé de serra com o Grupo Maracajá; feirinha de artesanato dos artesões locais e praça de alimentação com as delícias de Maracajaú.

No segundo dia do Festival apresentaram-se: Grupo de Violão com o professor Joelson; "Puxada de rede", com prof. Reginaldo; Representação de Maracajaú - Escola Arca de Noé, Frevo - Escola Prof. Calixto entre outros.

Por se tratar de um projeto inovador, o evento foi transmitido ao vivo pela FM Litoral para todo o mundo por meio da rádio e internet, com participação do Presidente da Fundação Grande Harmonia, prof. Marcos Rogério, que, ao vivo, que realizou diversas inserções durante a programação.

Desse modo, a Fundação da Grande Harmonia pode dividir suas experiências e sucessos, esperando que o exemplo seja seguido por todos aqueles que compartilham do ideal de estabelecer em nosso país uma educação verdadeiramente eficaz não somente na transmissão de conhecimentos científicos, mas também como oportunidade de desenvolver pessoas éticas, felizes e comprometidas em externarem o Bem que constitui a nossa essência – a Imagem Verdadeira.


Voltar