educadores
Entre em nossa página oficial do Facebook

 

IDEB COMPROVA A EFICÁCIA DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO DA VIDA PRECONIZADA PELA SEICHO-NO-IE

A Fundação Grande Harmonia e, claro, a Seicho-No-Ie do Brasil, estão em clima de comemoração pelos resultados obtidos no Centro de Educação Integrada de Maracajaú (CEIMAR), instituição de ensino que segue os princípios pedagógicos da Seicho-No-Ie. A instituição mostrou, de acordo com o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2011, ser a melhor escola do município, obtendo o primeiro lugar tanto entre as escolas de 1° ao 5° ano, como também entre as escolas de 6° ao 9° ano.

O referido índice foi criado pelo Ministério da Educação em 2007 e tem por finalidade medir a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas do país, federais, estaduais e municipais, excetuando-se as localizadas nas zonas rurais. É uma ferramenta útil aos pais e educadores, pois permite identificar quais as escolas que apresentam melhor qualidade de ensino.

O cálculo desse índice é baseado em dois critérios fundamentais: nível do conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e taxa de rendimento, ou seja, quantidade de alunos reprovados ou que abandonaram a escola. Assim, as escolas cujo índice foi mais elevado apresentam as menores taxas de repetência, evasão e os maiores níveis de aprendizado. Numa escala de zero a dez, o MEC pretende que o IDEB alcance, até o ano de 2022, escolhido por ser o ano de comemoração do bicentenário da Independência do Brasil, a nota 6.0, correspondente aos índices apresentados pelos países desenvolvidos.

O CEIMAR conseguiu nota 4,4 entre as escolas de 1° ao 5° ano e 4,1 entre as do 6° ao 9° ano. Esse resultado bem acima da meta de 3,9 estabelecida para o período, coloca a escola no primeiro lugar em qualidade de ensino do município. No índice geral, temos a nota de 3.7, que ultrapassa a meta estabelecida de 2.7, que seria a meta para 2017. Os índices podem ser consultados através do site do MEC (ideb.inep.gov.br/resultado).

O excelente resultado obtido pelo CEIMAR certamente tem estreita relação com os princípios praticados na escola. Enquanto mantenedora, a Seicho-No-Ie coordena o ensino ministrado com base na Educação da Vida. Entende-se que não basta garantir que o conteúdo das aulas seja de qualidade; a assimilação por parte dos alunos depende de outros fatores como harmonia no lar, relacionamento saudável com os pais, estímulo ao aprendizado e valorização dos dons particulares de cada um. Na Seicho-No-Ie aprendemos que o ‘Homem é Filho de Deus’, possuidor de capacidade infinita, que se revela quanto mais for reconhecida. A vivência da prática do elogio, da exteriorização do amor, da aplicação de palavras positivas e da plena confiança na Natureza Divina de cada aluno, professor e família envolvidos – todas essas ações traduzem-se não só em felicidade, saúde e prosperidade, como também no aproveitamento acima do esperado. A condução correta da infinita força latente que cada filho de Deus traz dentro de si gera resultados surpreendentes, possibilitando a geração não somente de pessoas intelectual e culturalmente desenvolvidas, mas também seres humanos felizes e conscientes de suas responsabilidades com a família, a sociedade e o meio ambiente.

Os educadores do CEIMAR comemoraram o avanço e acreditam que é possível ir mais além. A nova meta estabelecida é alcançar o índice de 5,0 para 2014, ano em que ocorrerá a próxima avaliação.

Parabéns a todos os profissionais, alunos e respectivos familiares do CEIMAR por mais essa conquista!


Por: Silvia Aparecida Rabelo Fontes

 

 

 




Voltar