Somos Ambientalmente Responsaveis

No Japão, a Seicho-No-Ie contou com o carinho e apoio de vários pioneiros que, juntamente com o Professor Masaharu Taniguchi, construíram a base do Movimento que hoje temos. Podemos citar os Professores Katsumi Tokuhisa, Kamino Kusumoto, Ryotaro kawata, Keiyo Kanuma e própria Professora Teruko Taniguchi, esposa do Professor Masaharu Taniguchi, que com ele levou avante a divulgação dos ensinamentos sagrados da Seicho-No-Ie, num movimento mundial de aprimoramento espiritual e fé, hoje também denominado de Movimento de Iluminação da Humanidade.
O Movimento de Iluminação da Humanidade cresceu ainda mais, e atualmente é uma força efetiva para a conquista da tão sonhada paz mundial; por isso evoluiu para o chamado Movimento Internacional de Paz pela Fé.

No Brasil, este Movimento também contou a dedicação de abnegados líderes que devotaram sua vida em prol do crescimento da divulgação dos ensinamentos. Entre eles, os de maior destaque são os irmãos Daijiro e Miyoshi Matsuda.

Daijiro Matsuda teve o primeiro contato com a Seicho-No-Ie quando estava entre a vida e a morte, com uma grave disenteria amebiana. Curado após uma simples leitura do livro sagrado A Verdade da Vida, decide divulgar o conteúdo do livro que o salvara. Iniciou um trabalho doutrinário indo de casa em casa, realizando curas consideradas milagrosas, até mesmo em quem não falava o idioma japonês.

Seu irmão, o jovem Miyoshi Matsuda, tomado pela mesma emoção, tinha então 23 anos quando decidiu dedicar sua vida ao Movimento da Seicho-No-Ie.

Os irmãos Oomae também tiveram grande importância, depois que conheceram o ensinamento através de Miyoshi Matsuda. Ao ver um anúncio de jornal falando da enfermidade de dois irmãos, Masaru e Kiyoshi Oomae, Miyoshi enviou uma carta com a transcrição da Revelação Divina da Grande Harmonia, texto fundamental do ensinamento.

Curados após a leitura da correspondência, os irmãos começaram entusiástico movimento pelas cidades da região noroeste do estado de São Paulo, como Lins e Araçatuba. Filas se formavam diante da casa deles, com pessoas que relatavam verdadeiros prodígios graças ao conteúdo dos livros A Verdade da Vida e da orientação dos convictos irmãos Oomae.

Assim, a Seicho-No-Ie contou com almas elevadas que se entregaram para a salvação do próximo. Depois deles muitos outros se seguiram, e outros depois deles, até hoje... Os pioneiros de ontem e os de hoje se somam no sentimento de gratidão pelo fato de terem conhecido este ensinamento libertador e também na alegria de virem neste ano a comemoração dos 88 anos de Seicho-No-Ie neste mundo.

 

Professor Miyoshi Matsuda

Professor Miyoshi Matsuda

O Professor Miyoshi Matsuda, grande precursor da Seicho-No-Ie no Brasil, tomou conhecimento da oleção de livros sagrados da Seicho-No-Ie 'A Verdade da Vida' na juventude e conscientizou de que seria a grandiosa obra de sua vida, e ele não se arrependeria em apostar toda a sua vida na Seicho-No-Ie. Empenhou-se de todo o coração na realização do objetivo. Mais tarde, chegou o momento propício e, após estágio de um ano na Seicho-No-Ie do Japão, voltou ao Brasil e dedicou-se de corpo e alma na construção da Academia de Treinamento Espiritual de Ibiúna-SP, que foi inaugurada em 02 de março de 1955. Na página 62 do livro A Luz Avança Transpondo Fronteiras, ele escreveu:

“Era indispensável perpetuar essa alegria, esse privilégio, através dos herdeiros nisseis, proporcionando-lhes a fé e a esperança no futuro, fortalecendo-lhes a convicção de serem filhos de Deus, a fim de desempenharem de maneira íntegra e harmoniosa atividades da sociedade brasileira. Preparar os jovens para essa finalidade é uma das principais missões da Academia.

Outro objetivo dela é despertar entre os jovens a vocação doutrinária para propagar na sociedade brasileira essa filosofia iluminada, de modo que se expanda além-fronteiras e atinja todo o continente sul-americano, visando a concretização do paraíso na Terra.”

Na página 66, escreveu: “Há ainda diversos planos em estudo, tais como a fundação de uma escola profissional, a criação de seminários em língua portuguesa, a fundação de uma editora (para lançar obras em português, japonês e espanhol, este último especialmente importante) etc. Temos certeza de que um dia se tornarão realidade, com a orientação de Deus.

Tudo isso estava desenhado dentro da mente do Prof. Miyoshi Matsuda, há 56 anos.


Professor Daijiro Matsuda

Professor Daijiro Matsuda

Como os Professores Miyoshi Matusda e Daijiro Matsuda, em outras áreas do Brasil, jovens japoneses que imigraram para o Brasil, no início do século passado, decidiram, por si só, se dedicarem à divulgação da Seicho-No-Ie.

Em razão da decisão de cada uma dessas pessoas é que, hoje, nós podemos usufruir dos grandes ensinamentos que nos foram deixados pelo Professor Masaharu Taniguchi.

A todos os pioneiros da Seicho-No-Ie, espalhados em todo o Universo, nossa gratidão, apreço e desejo de que prosperem, tanto material como espiritualmente, cada vez mais.

Parte deste texto foi publicado no Círculo de Harmonia de Novembro de 2011.

 



Seicho-No-Ie do Brasil Av. Eng. Armando de Arruda Perereira, 1266 - Jabaquara - São Paulo - Fone:(11) 5014-2222 Copyright © Todos os direitos reservados.