OFICINAS PEDAGÓGICAS E RODAS DE CONVERSAS

Qual Proposta das Oficinas?

Com base em estudos e experiências de Keiyo Kanuma e Marshall Rosemberg, a oficina visa contribuir com teorias e técnicas para mudar modelos de pensamento que geram discussões; exercitar a observação sem crítica; estimular a habilidade de ouvir o que o outro está querendo dizer e não o que estamos querendo ouvir; exercitar a fala daquilo que realmente estamos querendo dizer; estimular a capacidade de reconhecimento e elogio ao outro, atitudes importantes para a construção de uma cultura de respeito mútuo e cooperação.

Qual Proposta das Rodas de Conversas?

A Roda de Conversa é um método que consiste na criação de espaços de diálogo, em que os participantes do congresso poderão se expressar e, sobretudo, escutar os outros e a si mesmos. Das metodologias de aprendizado coletivo, a roda de conversa tem sido adotada por várias escolas como um instrumento pedagógico importante para estimular o aprender com o outro e a partir do outro, pois o desenvolvimento da oralidade é dado pela própria conversa.

Como participar das Oficinas ou Rodas de Conversas?

Após a identificação da contribuição do convite o congressista receberá um link onde fará a escolha de 3 oficinas pedagógicas ou 3 rodas de conversa, ou ainda, variar entre as escolhas.




OFICINAS PEDAGÓGICAS

Tema:
Elaboração de Projetos

Orientar e estimular a importância da elaboração de projetos na vida do educador e profissionais que desejam implantar projetos de melhoria na sua prática profissional.

Tema:
Artesanato com Origami na educação. É preciso ensinar com criatividade

Através da oficina de artesanato de origami, aprendemos a moldar o nosso destino e transformar as dificuldade e problemas em uma força espiritual, originando o trabalho conjunto de todos, originando a força da união – Musubi, e a manifestação do Amor, tornando a vida humana mais feliz.

Tema:
Trabalhando com as diferenças, acreditando na essência

O índice de 77,2 mil crianças em situação de vulnerabilidade em São Paulo, tem aumentado significativamente. Muitos educadores se sentem impotentes diante dessa situação.

Como lidar com comportamentos hostis?

O que fazer e como fazer para transformar essa triste realidade?

A educação da Vida tem as respostas.

O centro de educação da vida instituto de inclusão social, apresenta resultados surpreendentes aplicando essa educação transformadora.

Tema:
Educação da Vida para envelhecer ativamente

Promover a educação da vida socializando conhecimentos da gerontologia social para as pessoas com sessenta anos e mais através da um método educacional que contribua com a melhoria qualidade de vida e alegrias no envelhecer ativamente

Tema:
Resgatando a autoconfiança

Esta oficina tem como ojetivo oferecer experiência de aprendizagem, demonstrando atividades simples que podemos utilizar para elevar a autoestima de nossos alunos, colegas de trabalho e famílias, pois quando nossa autoestima está elevada, todas as coisas que nos circundam passam a ter outro sentido. Passamos a olhar os acontecimentos com outros olhos e nos tornamos gratos por tudo. Reconhecemos a vida como um presente de Deus.

Tema:
Pedagogia para uma escola ter êxito.

O projeto Pedagogia para uma Escola ter Êxito propiciará aos pais, professores, alunos, amigos e familiares condições de reconhecer- se como filho de Deus, levando-os a valorização de si mesmo onde poderão encontrar um lugar de segurança e paz.

Tema:
Captando a Vida de Deus através do olhar

Despertando os educandos através da fotografia, um olhar sensível, onde o ele perceba Deus em Sua totalidade e se perceba parte do mesmo Deus, manifestando o amor em todos os atos. Melhorando o desempenho, levantando a estima e transformando as atitudes de todos os envolvidos.

Tema:
Educação financeira - Um trabalho de sucesso, resultados espetaculares. enxergando a Imagem Verdadeira

Conscientizar que aquela pessoa altamente endividada, sem educação, existe um Ser humano, um filho de Deus que não está naquela condição de Propósito. Apenas não foi educado financeiramente o bastante para controlar suas despesas, de acordo com sua renda.

Tema:
Educação da Vida aplicada nas escolas: As maravilhas não cessam.

A visualização da Imagem verdadeira só é possível com a reeducação do educador. Para que os alunos exteriorizem as suas potencialidades é preciso que eles próprios reconheçam as suas potencialidades e as desenvolvam.

Tema:
Ressignificação da Educação - O uso da sala de aula invertida.

Conhecer e vivenciar a dinâmica da Sala de Aula Invertida. Esperamos que essa vivência seja transformadora e que, dessa forma, possam se reeducar e ressignificar sua visão da Educação, sob a ótica dos princípios e fundamentos da Educação da Vida.

Tema:
Afetividade, socialização e as relações emocionais.

A proposta deste estudo é trabalhara a autoestima do surdo, tendo em vista, a sua dificuldade de aprendizagem no meio escolar, uma vez que a linguagem utilizada em sala de aula, não é muitas vezes entendida de forma clara por ele, tornando-o de alguma forma excluído da sociedade e a sua autoestima sendo abalada por tais circunstancias.

Tema:
De picado em picado resíduo transformado

Colaborar com a Escola na conscientização de nossos educandos do conhecimento: Deus-Natureza-Seres humanos, e que nós não somos parte isolada, e sim parte integrante deste sistema.

Tema:
Transformar para Brincar

Tendo em vista os brinquedos e brincadeiras tecnológicas das crianças na atualidade perceberam a importância de orientar e estimular a construção de jogos com materiais reciclados, favorecendo assim o meio ambiente e resgatado às brincadeiras de nossos avós.

Tema:
A prática da meditação e de boas palavras em sala de aula

Reestabelecer a harmonia no ambiente da sala de aula, com os princípios da Educação da Vida proporcionando aos educandos e professores uma condição natural de respeito, com reciproca aceitação das diferenças de todos os envolvidos.



RODAS DE CONVERSAS


Tema:
ESCUTATÓRIA – A arte de saber ouvir e a Educação da Vida

Saber ouvir é um instrumento essencial. Inclui o esforço de perceber o que não é dito, mas sugerido. Ouvimos com nossos ouvidos, mas também com os olhos, o coração e a mente. Exige a compreensão do outro e de nós mesmos e da situação do momento.

Tema:
Articulação da Nova Civilização: o ciclo do alimento

O ciclo do alimento é um dos caminhos para articular a comunidade escolar e toda a população ao seu redor. O conhecimento dá mais sabor a vida, e o ciclo do alimento nos possibilita degustar as diversas etapas de produção, do consumo e reaproveitamento. A Nova Civilização é resíduo zero!

Tema:
Educação da Vida aplicada nos processos pedagógicos para inclusão.

Quando profissionais da área de educação têm contato direto com crianças com barreiras (inclusão), surge uma situação propícia para avaliar suas respectivas práticas educacionais. Essa roda de conversa tem como objetivo trocar experiências sobre a inclusão na sala de aula e convidar os participantes a refletir acerca dos sujeitos que atuam em conjunto com crianças nessas condições.

Tema:
Automutilação, depressão e suicidio em crianças e adolescentes: construir caminhos para soluções.

Dentre os desafios que um educador encontra em seu convívio com crianças e adolescentes está o lidar com o sofrimento psicológico. Tem sido frequente e preocupante os casos que vem ao nosso conhecimento sobre jovens que possuem tais sofrimentos e que acabam resultando em situações de automutilação, e nos casos de desespero, em suicídio. Esta roda de conversa visa ser um espaço para reflexões e trocas de experiências e, baseado na prática da educação da vida, contribuir com ideias para um convivio mais empático e acolhedor, que é sempre o principal caminho para superar desafios dessa natureza.

Tema:
Educação da Vida e "empoderamento feminino".

O papel feminino na educação tem sido marcante, quer seja em termos de educação de filhos, alunos, enfim da sociedade em si. Neste roda de conversa, procuraremos discutir sobre como o empoderamento feminino tem afetado ou não, a educação e como a Educação da Vida pode colaborar neste processo em busca da melhoria da qualidade educacional em todos os níveis.

Tema:
Como contemplar os diferentes níveis de aprendizagem em sala de aula.

Planejar uma aula que contemple os diferentes níveis de aprendizagem presente em sala de aula é um grande desafio. Não é mais possível chegar em sala de aula com uma atividade igual para todos os alunos, e necessário trabalhar um mesmo tema com atividades preparadas para cada nível de aprendizagem... difícil, desafiador, porém possível.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato pelos telefones:
(11) 5014-2253 | (11) 5014-2237

Ou envie um e-mail para:

congresso@sni.org.br

 

Seicho-No-Ie do Brasil Superintendência das Atividades dos Educadores da SEICHO-NO-IE DO BRASIL - Fone:(11) 5014-2253 | (11) 5014-2237 Copyright © Todos os direitos reservados.