Topo da página da Seicho No Ie com logotipo

CARTA DE CONDOLÊNCIAS


SEICHO-NO-IE DO BRASIL irmana-se à Igreja Católica por ocasião da despedida do Arcebispo Emérito Dom Paulo Evaristo Arns


A expressar seus mais solenes sentimentos ao universo católico, a SEICHO-NO-IE DO BRASIL (SNI), por meio desta Nota, registra as mais profundas condolências por ocasião da partida do Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. Líder de algumas das principais causas humanas de seu tempo, sua atuação foi de sobeja coragem na luta pelos direitos civis e pela liberdade, no Brasil e no mundo. De atmosfera pessoal contagiante, bondosa e serena, punha-se em marcha em prol dos mais pobres e desfavorecidos, deixando como legado um vasto currículo de boa-venturança sempre alicerçada na harmonia, na paz e na alegria de servir ao próximo.


Foi alegremente que recebeu, em seu gabinete, o Prof. Masaharu Taniguchi, fundador da Seicho-No-Ie, quando de sua passagem pelo Brasil, em 1973. Mais que uma amistosa troca de gentilezas entre lideranças religiosas, o encontro histórico celebrava a relação de mútuo reconhecimento entre a comunidade católica e o movimento da Seicho-No-Ie, pensamento que sempre a SNI defendeu, dentro da sua doutrina, de que todo ser humano, independente do seu credo, raça ou origem, são iguais perante Deus, Criador do Universo.


Outro capítulo dessa convergência de ideais e do carinho do Cardeal diante dos jovens e pela Seicho-No-Ie, foi justamente uma entrevista concedida por ele para a Revista Mundo Ideal (clique aqui), da SNI, na sua edição datada de julho de 2001, e que até hoje conservamos com muito carinho. Na ocasião, sempre sorridente, recebeu nossa equipe de reportagem, que saiu encantada do encontro. Ele falou de Amor ao próximo, de família e da importância de os jovens se interessarem pela religião o mais cedo possível, a fim de terem uma vida calcada nos princípios fundamentais que levam a Deus.


Seja por ser admirado por seus inúmeros epítetos – cardeal da cidadania, cardeal dos trabalhadores, bispo dos oprimidos, entre outros –, viverá para sempre, no coração de São Paulo e do Brasil, a invencível esperança de um dos maiores eclesiásticos da história. Em nome da SEICHO-NO-IE DO BRASIL e da América Latina, pomo-nos em estado de mais pura prece e de profunda gratidão ao Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo, Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, junto ao qual compartilhamos de valores imorredouros como o Amor ao próximo e a busca pela iluminação da humanidade, solidamente alicerçados na força do Sagrado Espírito de Deus e na prática efetiva da ética como forma de expressar a genuína religiosidade. Tais características nos inspiram, visto que são intrínsecas à vida e à obra desse grande exemplo de autoridade espiritual que soube dosar, em perfeita medida, humildade, coragem e perseverança a cada causa que abraçava para si. Nosso muitíssimo Obrigado!


Respeitosamente,



SEICHO-NO-IE DO BRASIL