Página Principal
Academias
Sobre a Seicho-No-Ie
Forma Humana
Práticas e Cerimônias
Presidentes
Meio Ambiente
Museu Histórico
Organizações
Artigos
Relatos
Notícias
Mensagem do Dia
Lista de Orações
Sede Central
Domingo da SNI
Semana da Paz
Seminário da Luz
Programação 2013-2014
Seicho-No-Ie no Ar
Revistas da SNI
Círculo de Harmonia
Enkan
Brasil Português
Brasil Japonês
América Latina
Outros países
Fale Conosco
Webmaster
Regras de Internet
Direitos Autorais
 

Academia de Santa Tecla inicia preparativos para ISO 14.001


Em primeira vistoria, constatou se grande motivação entre os funcionários e foram feitos levantamentos para que a meta de certificar-se em 2011 seja atingida.

A subchefe do Gabinete de Meio Ambiente (GMA), preletora e pós-graduada em Gestão Ambiental, Maria Marques Porfírio, realizou vistoria técnica nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010, na Academia de Treinamento Espiritual de Santa Tecla, no Rio Grande do Sul. O local será a quarta unidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL a receber Certificação ISO 14.001. Em 23 de dezembro de 2009 a Sede Central, Subsede e a Academia de Ibiúna receberam o certificado assinado pelo Rina, que concede a diplomação internacional de acordo com as normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO). Durante a visita, foram levantadas as mudanças necessárias, analisadas iniciativas já tomadas pela administração da academia e realizada uma reunião com os funcionários.

Avaliação – De acordo com a preletora Maria Porfírio, "motivação é o que não falta, e, apesar de termos muitos ajustes a fazer até a instalação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), muitas iniciativas já tomadas pela administração da academia me deixaram bastante animada e otimista", avaliou a subchefe do GMA.

Iniciativas – Nos últimos anos, informa o preposto da Academia de Santa Tecla, preletor Edison Schwarz de Melo, "toda reforma que era feita já visava à sustentabilidade. Canalização da água da chuva, coleta seletiva no refeitório, montagem de ilha ecológica, substituição do forno a lenha por forno a gás e montagem de horta orgânica para autoabastecimento são algumas das ações que implantamos", enumerou o preletor Edison.

Motivação – Localizada na cidade gaúcha de Gravataí-RS, a 40 minutos de Porto Alegre, a Academia de Santa Tecla conta com 15 funcionários e uma infraestrutura com alojamentos, salão nobre e refeitório para 700 pessoas. De acordo com a preletora Maria Porfírio "ainda há que se percorrer um caminho considerável, como a criação da Brigada de Incêndio, confecção da documentação e até a instalação de um elevador", pondera ela. No entanto, os sulistas mostraram-se preparados para as mudanças. "Senti-me muito bem recebida e todos demonstravam bastante comprometimento", comenta a preletora Maria Porfírio.
Missão – A administração da Academia foi além de antecipar-se com adequação nas obras. "Com o propósito de atender ao slogan 'o modo feliz de viver em harmonia com a natureza', definimos, em meados de 2009, a missão da Academia, que contempla o aspecto doutrinário e a sustentabilidade ambiental", afirma o preletor Edison.
Programa de auxílio aos estudantes – Atualmente a Academia oferece um programa de apoio aos funcionários que estejam estudando, pagando 50% do valor das mensalidades. Três funcionários decidiram realizar o Curso Superior de Gestão Ambiental com o objetivo de auxiliar na implantação e manutenção do Sistema de Gestão Ambienta, com vistas à certificação.

Próximos passos – Visitas e outras ações, como treinamentos e obras, estão sendo agendadas para que a meta seja atingida e ainda no ano de 2011 a SEICHO-NO-IE DO BRASIL dê mais esse passo rumo ao objetivo maior, que é certificar todas as academias (seis, ao todo) e regionais doutrinárias do País (118), afinal "fazer funcionar o Sistema de Gestão Ambiental e cumprir as determinações da ISO 14.001 é praticar o Ensinamento", conclui a subchefe do GMA, preletora Maria Marques Porfírio.